Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21425
Tipo: Dissertação
Título: Dança(s) popular(es), brinquedo de gente grande: Etnoimplicação e multirrefencialidade no currículo da Escola de Dança da UFBA
Autor(es): Neves, Denilson
Autor(es): Neves, Denilson
Abstract: Esse estudo parte do reconhecimento de que as danças populares vêm se inserindo em diversas universidades como uma exigência estética e política, por meio da reivindicação de pesquisadores e docentes há pelo menos trinta anos. A fim de refletir como essas questões atravessam a formação de profissionais na Escola de Dança da UFBA – Universidade Federal da Bahia, busca sinalizar, dentre outros assuntos, que o conceito de Cultura Popular atualmente se diferencia do conceito de Folclore, revogando a emergência de revisões epistemológicas atribuídas historicamente às danças folclóricas por meio da valorização de experiências que defendem ressignificações e novos conceitos relacionados às danças populares na contemporaneidade. Reconhece que, em contextos curriculares do passado dessa Instituição, essas danças estiveram sob a batuta do que se compreendia como estudos das danças folclóricas e busca compreender o local que ocupam no currículo da Escola. Assume, enquanto conceito-chave, a filosofia da complexidade, os conceitos de etnoimplicação e de multirreferencialidade, defendidos pelo professor Roberto Sidnei Macedo (2002-2013) e as pistas do método da cartografia, defendidas pela pesquisadora Virgínia Kastrup (2015), constituindo procedimento metodológico qualitativo qualificado. Como marcador temporal, parte da análise do Projeto de Reconstrução Curricular (2004), que representou a transformação de uma estrutura curricular disciplinar para uma proposta de formação modular transdisciplinar, considerando o primeiro concurso para docentes, realizado em 2016, para a área de conhecimento dos Estudos do Corpo com ênfase nas “Danças Populares, Indígenas e Afro-Brasileiras”, como “Atos de Currículo” (MACEDO, 2013). Analisa o currículo (2004), o PPP (2009) e os pareceres oficiais estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares para o Ensino Superior, buscando compreender como a Instituição vem inserindo esses estudos, considerando as vozes e as práticas de pesquisadores e docentes implicados nessa proposta. Nessa perspectiva, sinaliza que muitos desses pesquisadores e docentes se encontram em estado de “descaminho”, vivenciando suas apetências e assumindo esses saberes como “contrabando” em prol de um ensino que reconheça oficialmente as danças populares como produtoras de conhecimentos. Por fim, sinaliza que cabe aos gestores do currículo, aos docentes e aos alunos, respaldados pela nova estrutura curricular modular da Escola, convocar essas vozes para ampliar a abertura de novos campos de pesquisa sobre o ensino dessas danças em contexto de ensino superior na Bahia.
Palavras-chave: Danças populares
Multirreferencialidade
Atos de Currículo.
Ensino Superior
CNPq: Dança
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGDança
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DANÇA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21425
Data do documento: 15-Fev-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.