Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21378
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Distúrbios do sono e qualidade de vida em crianças e adolescentes com artrite idiopática juvenil: revisão sistemática
Autor(es): Carneiro, Beatriz Oliveira Leão
Autor(es): Carneiro, Beatriz Oliveira Leão
Abstract: Distúrbios do sono são frequentes em crianças e adolescentes com artrite idiopática juvenil (AIJ). Alguns autores relatam aumento da sonolência diurna em crianças e adolescentes como resultado da fragmentação do sono noturno que, por sua vez, pode estar relacionada aos sintomas de dor e atividade da doença, podendo influenciar diretamente na qualidade de vida dessa população. OBEJTIVOS: Sumarizar as evidências encontradas na literatura que associam os distúrbios do sono e a qualidade de vida em crianças e adolescentes com artrite idiopática juvenil. MÉTODOS: Revisão sistemática de artigos com dados originais sobre os distúrbios do sono e a qualidade de vida em crianças e adolescentes com artrite idiopática juvenil nas bases de dados eletrônicas PubMed, PsycNET, Cochrane Library, SciELO, LILACS, Periodicos CAPES, Scopus, Embase e Web of Science, a partir das seguintes palavras-chave: artrite idiopática juvenil, artrite reumatoide juvenil, artrite juvenil, artrite crônica juvenil, sono, distúrbios do sono, desordens do sono, transtornos do sono e qualidade de vida. Todas as palavras-chave citadas também tiveram seus correspondentes usados na língua inglesa e espanhola. RESULTADOS: Seis estudos com um total de 405 crianças e adolescentes com AIJ foram incluídos na revisão sistemática. Evidenciaram que essa população tem maior dificuldade para iniciar o sono, mais despertares noturnos, maior quantidade de parassonias, dentre outros distúrbios do sono que interferem negativamente na sua qualidade de vida desses pacientes. CONCLUSÃO: Distúrbios do sono são frequentes em crianças e adolescentes com AIJ. Há interferência negativa na qualidade de vida dos pacientes com AIJ e dos seus cuidadores primários.
Palavras-chave: Artrite idiopática juvenil
Distúrbios do sono
Qualidade de vida
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21378
Data do documento: 8-Fev-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.