Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21362
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PRP (plasma rico em plaquetas) opção de tratamento para osteoartrite no joelho: revisão sistemática da literatura
Autor(es): Baraúna, Danilo Valente
Autor(es): Baraúna, Danilo Valente
Abstract: A osteoartrite (OA) no joelho causa degeneração progressiva das cartilagens e consequente alterações ósseas vizinhas. Afeta cerca de 250 milhões de pessoas em todo mundo e a expectativa é que esse número aumente devido ao crescimento da expectativa de vida e da obesidade. Como opção no tratamento da OA, o plasma rico em plaquetas (PRP) vem sendo utilizado com resultados clínicos promissores. O objetivo do trabalho foi avaliar se o PRP é uma opção eficaz no tratamento da osteoartrose no joelho, duração dos benefícios do PRP nesse tratamento, se as variáveis idade e gravidade da lesão interferem na eficácia do tratamento. Para a realização desta revisão sistemática foram considerados apenas estudos do tipo ensaio clinico publicados a partir de janeiro 2010 até 31 de dezembro de 2014, escritos em inglês ou português. A fonte de informação usada para a pesquisa da literatura foi o PubMed , ScieELO, Lilacs. Foram usados os seguintes descritores: “Platelet-Rich Plasma”, “Knee” e “osteoarthritis” e o operador booleano “and”. Primeiro foi realizada a seleção dos artigos pelos descritores e filtros, em seguida os artigos foram selecionados por títulos e resumos. Os artigos selecionados foram lidos na integra e seus dados coletados. Dos estudos identificados, os nove estudos que abordaram duração de benefício sugerem melhora dos pacientes por um período de pelo menos 6 meses ; dos cinco estudos que abordaram a variável idade quatro visualizaram melhores resultados em jovens ; os oitos estudos que consideraram o grau de lesão obtiveram melhores resultados em baixos graus de lesão ; e dos dez estudos analisados todos sugerem benéfico e eficácia do PRP no tratamento de osteoartrose. O PRP mostra eficácia no tratamento da osteoartrose no joelho, com 6 meses de duração , melhores resultados em lesões de baixo grau e em jovens. Entretanto, são necessário mais estudos.
Palavras-chave: Platelet-Rich Plasma
Knee
osteoarthritis
Joelho
Osteoartrite
País: brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21362
Data do documento: 8-Fev-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaniloValenteBaraúna-final.pdf269,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.