Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21312
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Percepção de processos dolorosos em recém nascidos pela equipe de saúde hospitalar no Brasil- Uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Fernandes, Caroline Rodrigues
Autor(es): Fernandes, Caroline Rodrigues
Abstract: O diagnóstico de dor em neonatos é um conceito subjetivo, uma vez, que neste estágio da vida o ser humano apresenta menor capacidade de fazer entender suas necessidades e consequentemente tê-las atendidas. Características pessoais, sociais e o treinamento adequado parecem alterar a percepção e intervenção adequada da dor em recém nascidos. Portanto faz-se necessário que profissionais de saúde, que lidam com recém nascidos, conheçam o tema e apliquem instrumentos validados para avaliar dor nesta faixa etária. Objetivo geral: Identificar fatores que influenciam na percepção da dor em recém-nascidos pelos profissionais de saúde. Metodologia: Trata-se de uma Revisão sistemática da literatura, com busca nas bases de dados LILACS, SCOPUS e MEDLINE. Foram incluídos estudos que tratavam da da percepção de dor em recém- nascido (RN), exclusivamente, pelos profissionais e estudantes da área de saúde; em 10 anos (2005-2015), independente de idioma, nacionalidade, etnia, idade ou sexo da população estudada. Resultados: Foram incluídos 13 artigos. A população encontrada, foi de enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, médicos e estudantes de enfermagem e medicina. A maior parte dos profissionais eram enfermeiros, com predomínio do sexo feminino. O dado socioeconômico mais significativo encontrado, foi o tempo de experiência profissional, que na maioria dos estudos foi inversamente proporcional à percepção de dor. Médicos estão mais bem informados sobre metodologias para identificação e tratamento da dor, porém percebem menos dor durante procedimentos dolorosos do que enfermeiros. O uso de escalas de avaliação e protocolos demonstraram ser fundamentais para uma maior percepção e intervenção terapêutica adequada na dor do RN Conclusão: A percepção de dor neonatal está associada não só ao conhecimento sobre o tema e características pessoais dos profissionais, mas principalmente à padronização de avaliação de dor e condutas terapêuticas.
Palavras-chave: percepção
dor
recém nascido
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21312
Data do documento: 6-Fev-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caroline Rodrigues Fernandes.pdf504,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.