Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21272
Tipo: Tese
Título: Análise da metodologia de pesquisa nas teses em didática da matemática por meio da revisão sistemática integrativa
Autor(es): Santos, Marluce Alves dos
Autor(es): Santos, Marluce Alves dos
Abstract: Considera-se como importante analisar a abordagem metodológica apresentada nas teses em Educação Matemática enquanto área, na formação do pesquisador, nas características mais marcantes na base histórica da sua constituição enquanto campo de pesquisa, bem como, os caminhos que podem e devem ser traçados para a formação dos novos pesquisadores. Ou seja, privilegiar a crítica histórica, epistemológica e filosófica do Ensino da Matemática, como forma de contribuir para a área de Educação Matemática. Para este fim, optou-se por analisar a Metodologia de Pesquisa nas teses da tradição de pesquisa Didática da Matemática. Cronologicamente, apresenta-se o panorama da pesquisa nacional e internacional da Educação Matemática, relacionadas às abordagens sobre Pesquisa e Metodologia de Pesquisa. Como também, compreender a Metodologia de Pesquisa por um caminho epistemológico buscando reconhecer e analisar todo o processo do ponto de vista lógico estabelecendo um estudo metódico e reflexivo do saber desenvolvido em Educação Matemática, da sua formação, constituição e desenvolvimento. Nesta direção, os pressupostos teóricos da Didática da Matemática foram delineados buscando-se pontos importantes desta tradição de pesquisa. Para este fim, o método utilizado é a Revisão Sistemática Integrativa - RSI, cuja qualidade depende das Evidências dos estudos incluídos e excluídos na pesquisa. A RSI é utilizada nas Ciências Naturais por conseguir elaborar estudos de síntese, refinar hipóteses, construir orientações práticas como um fio condutor por diversas áreas, inspira-se sua entrada em Educação Matemática como uma área Multifacetada. O levantamento de teses em Didática da Matemática agrega à RSI a busca de Evidência que tem inicio com a definição de termos e/ou palavras-chave, seguida de estratégias de busca, definição de base de dados e fontes a serem pesquisadas. Aos passos da RSI, envolve-se dialeticamente uma proposição quadripolar para a metodologia de pesquisa: epistemológico, teórico, morfológico e técnico. Configura momentos separados da pesquisa, mas aspectos particulares de uma mesma realidade de produção de práticas científica. E, por fim, a discussão é iluminada pelos “Critérios de Qualidade e Relevância da pesquisa em Educação Matemática”: Relevância, Validade, Objetividade, Originalidade, Rigor e Precisão, Prognóstico, Reprodutibilidade, Relacionamento. Conclui-se que, um processo cuidadoso de seleção e exclusão de teses pode vir a apresentar um estado da arte na área, apontando algumas fragilidades que precisam ser vencidas na área.
It is considered as important to analyze the methodological approach presented in thesis on Mathematics Education as an area, in the formation of researcher, in the most striking features in the historical basis of its constitution as a research area, as well as the ways that it can and should be set for the training of new researchers. That is, it must highlight the historical, epistemological and philosophical critique of Mathematics Teaching as a way to contribute to the area of Mathematics Education. With this purpose, it was chosen to analyze the Research Methodology in theses about the tradition of Didactic Research of Mathematics. Chronologically, it presents an overview on the national and international research in Mathematics Education, regarding the approaches on researches and research methodology. As well as, it can understand the research methodology by an epistemological way seeking to recognize and analyze the entire process from a logical point of view establishing a methodical and reflective study of knowledge developed in Mathematics Education, its formation, constitution and development. In this way, the theoretical assumptions of the mathematics’ didactic were designed seeking to important points of this tradition of research. To this purpose, the used method is the Systematic Integrative Review - RSI, which quality depends on the evidence of the studies included and excluded in the research. The RSI is used in Natural Sciences since it can elaborate synthesis studies, refine hypotheses, build practical guidelines as a conducting wire to many areas, its entry in Mathematics Education is inspired like a multifaceted area. The survey of theses in didactics of Mathematics adds to the RSI the seeking of evidence which begins with the definition of terms and / or keywords, followed by the strategies of search, database definition and sources to be researched. Following the RSI’s steps, it is dialectically engaged one quadripolar proposition for the research methodology: epistemological, theoretical, technical and morphological. It sets separated moments of research, but particular aspects of the same reality of production of scientific practices. And finally, the discussion is highlighted by the "Quality Criteria and Relevance of Research in Mathematics Education": Relevance, Validity, Objectivity, Originality, Rigor and Accuracy, Prognosis, Reproducibility, Relationship. It was concluded that a careful process of selection and exclusion of theses can present a state of art in the area, pointing out some weaknesses that need to be overcome in the area.
Palavras-chave: Educação Matemática
Metodologia de Pesquisa
Didática da Matemática
Formação de Professor
CNPq: Educação Matemática
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/UEFS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação de Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21272
Data do documento: 1-Fev-2017
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.