DSpace

RI UFBA >
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC >
Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) >
Dissertações de Mestrado (PPGEISU) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21263

Title: Formação experiencial na Universidade: o que dizem mestres das tradições locais e estudantes do BICULT sobre suas experiências e itinerâncias formativas
Authors: Sousa, Maria Suelma Costa de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Nascimento, Cláudio Orlando Costa do
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Alves, Rita de Cássia Pereira Dias
Keywords: Cultura;experiências e itinerâncias formativas;estudantes do BICULT/UFRB;mestres das tradições locais
Issue Date: 24-Jan-2017
Abstract: A presente pesquisa teve por objetivo compreender como se dão experiências formativas vivenciadas por sujeitos culturais estudantes no BICULT/UFRB, nas suas itinerâncias e em encontros com sujeitos culturais mestres das tradições do Recôncavo, para contribuir com o currículo e a formação dos estudantes. Considerando a natureza do objeto de estudo optou-se pela abordagem qualitativa, por meio da etnopesquisa-formação que, inspirada na etnometodologia, se realiza com os sujeitos culturais colaboradores, tendo como centralidade seus etnométodos. O estudo evidenciou marcas importantes da formação no BICULT nas compreensões que os estudantes têm desenvolvido sobre suas identidades culturais e sobre suas condições de sujeitos de pertencimento, desvelando suas referências culturais e pondo em evidência suas experiências e itinerâncias nos seus lugares de origem e em Santo Amaro da Purificação. Nas experiências formativas com mestres das tradições do Recôncavo ficou evidente também o valor que os estudantes atribuem às vivências das tradições locais como formativas.
This research aimed to understand how to give formative experiences lived by subjects cultural students in BICULT / UFRB in their itinerancies and meetings with cultural subjects masters of the Reconcavo traditions, to contribute to the curriculum and formation of students. Considering the nature of the object of study, it was decided for the qualitative approach, through etnopesquisa-formation, that inspired by ethnomethodology is made with the subject cultural contributors, having as centrality their etnometodos. The study showed significant marks of the formation in BICULT on the understanding that students have developed about their cultural identities and their membership subject conditions, unveiling their cultural references and highlighting their experiences and itinerancies in their places of origin and in Santo Amaro da Purificação. In the formative experiences with masters of traditions of the Reconcavo, it was evident also the value that students attribute to the experiences of local traditions as formative.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21263
ISSN: Dissertação
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGEISU)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA