Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21109
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de requalificação para a ladeira Santa Efigênia/Ouro Preto - MG
Autor(es): Santos, Ivana Perucci Esteves
Autor(es): Santos, Ivana Perucci Esteves
Abstract: A Ladeira Santa Efigênia é uma via de importância histórica presente no cotidiano e na memória coletiva dos ouro-pretanos. Ela vem passando por perdas e descaracterizações, tornando-se urgente diversas medidas de intervenção em vários aspectos. A Ladeira foi estudada neste trabalho quanto a seus aspectos históricos, morfologia e alterações nas edificações. Suas áreas públicas, o mobiliário urbano presente e ainda questões ligadas ao tráfego e mobilidade urbana, bem como alterações na paisagem. Foram detectados problemas nos aspectos urbanístico, arquitetônico e paisagístico. Aliado a estas questões, também foram trabalhadas as normas para construção aplicadas sobre a Ladeira, bem como as políticas de preservação inseridas na cidade ao longo do tempo. As propostas de intervenção e de diretrizes para intervenção foram feitas com objetivo de atender necessidades dos moradores, e ainda evitar a continuidade do processo de descaracterização.
Palavras-chave: Ouro Preto
Ladeira de Santa Efigênia
Revitalizaçao Urbana
Paisagem Urbana
CNPq: Arquitetura, Urbanismo, Planajento Urbano
País: brasil
Sigla da Instituição: MP-CECRE UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos - MP-CECRE UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21109
Data do documento: 19-Dez-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (MP/CECRE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
04. Trabalho Final. Ivana Perucci.pdf67,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.