Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20972
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Novas técnicas de extração de informações para melhorar o reconhecimento biométrico por impressões papiloscópicas
Autor(es): Silva, Marcos Antônio de Souza
Autor(es): Silva, Marcos Antônio de Souza
Abstract: Notı́cias recorrentes sobre trocas de recém-nascidos, sequestro de crianças e adoções ilegais evidenciam a necessidade de se estabelecer uma identificação efe- tiva destes indivı́duos. Nesse sentido, a biometria tem sido amplamente utilizada na identificação de adultos, especialmente aquelas baseadas nos padrões formados pelas cristas papilares. Entretanto, poucos trabalhos tem sido reportados quanto a identificação de recém-nascidos e crianças, uma vez que novos desafios são impostos nesta modalidade de reconhecimento biométrico, ou seja, as cristas papilares são menores e mais suscetı́veis à deformação quando comparadas às dos adultos. Neste trabalho propomos, a continuação do trabalho de (LEMES et al., 2014; LEMES et al., 2012), um sistema completo para reconhecimento de recém-nascidos através da análise dos padrões dermatoglı́ficos. Exploramos multibiometria (impressões pal- mares, impressões plantares e impressões digitais) visando construir uma solução automática para este problema. Esta solução se baseia em quatro principais contri- buições: (1) um aplicativo para celular visando verificar em tempo real a qualidade das imagens; (2) um sistema cliente-servidor; (3) otimização do algoritmo de de- tecção de caracterı́sticas; (4) criação e otimização do algoritmo de orientação das cristas. Resultados preliminares confirmam o potencial e a utilidade das contri- buições propostas no reconhecimento automático de recém-nascidos em aplicações em tempo real.
Palavras-chave: Reconhecimento biométrico de recém-nascidos
Padrões dermatóglifos
Detecção de poros
Extração de caracteristicas
CNPq: Metodologia e Técnicas da Computação
País: Brasil
Sigla da Instituição: IME
DCC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20972
Data do documento: 22-Nov-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciência da Computação (IC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Marcos.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.