Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20867
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Apresentação clínica da estenose mitral em pacientes com cardiopatia reumática no Hospital Universitário Professor Edgard Santos
Autor(es): Almeida, Marina Ramos de
Autor(es): Almeida, Marina Ramos de
Abstract: Apesar de virtualmente extinta em países desenvolvidos, a cardiopatia reumática ainda é um desafio à saúde pública de países em desenvolvimento. No conjunto de relatos internacionais, chama atenção a frequência variável de pacientes que não recordam um episódio agudo de febre reumática e a sugestão de início em faixa etária precoce da estenose mitral (EM) em países em desenvolvimento. O conhecimento da história natural no nosso país pode guiar estratégias para prevenir complicações da doença. Métodos: O estudo trata-se de um corte transversal realizado através de entrevista e análise de prontuário de pacientes acompanhados ambulatorialmente por valvopatia reumática em centro de referência. A análise estatística foi realizada utilizando o Software GraphPrism 5.0. Resultados: Foram avaliados 50 pacientes. A média de idade dos pacientes foi de 40,5 ± 12,8 anos. Destes, trinta recordavam um episódio agudo de febre reumática, com idade inicial média de 10,6 ± 4,2. De todos, 59% eram portadores de insuficiência mitral, 36% de estenose mitral, 59% de insuficiência tricúspide, 49% de insuficiência aórtica e 13% de estenose aórtica. A idade média de diagnóstico de EM foi de 27,2 anos. A média de tempo entre o episódio agudo de febre reumática e o diagnóstico de EM foi de 15,8. Quarenta e sete (94%) faziam profilaxia secundária. Discussão: A idade média de apresentação do episódio agudo de FR encontrada corresponde ao pico de incidência da doença de 5-14 anos descrito na literatura. Já o intervalo de tempo de 15,8 anos entre o primeiro episódio agudo de FR e o diagnóstico de EM é curto quando comparado ao descrito para países desenvolvidos. Além disso, o número de diagnóstico precoce de EM encontrado foi elevado, quando comparado a países com melhores índices de desenvolvimento. Conclusão: A apresentação da estenose mitral em faixa etária precoce permanece como característica da valvopatia reumática em nosso meio.
Palavras-chave: Estenose da Valva Mitral
Cardiopatia Reumática
Febre Reumática
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20867
Data do documento: 18-Out-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Ramos de Almeida.pdf331,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.