Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20859
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Morbiletalidade em pacientes acima de 70 anos, submetidos à revascularização miocárdica, em hospita de referência, na cidade de Salvador (Bahia, Brasil)
Autor(es): Moreira, Sara Santos
Autor(es): Moreira, Sara Santos
Abstract: Idosos são o segmento da população brasileira com maior crescimento, frequentemente acometidos por doenças cardiovasculares; sobretudo, a insuficiência coronariana. Por ser grupo específico, requer tratamento farmacológico e intervencionista adequados; tornando necessário o conhecimento das opções terapêuticas médicas e cirúrgicas que melhorem a eficácia e segurança dos cuidadosprestados. Objetivos: Correlacionar variáveis pré- e intra-operatórias com os desfechos do período pós-operatório intra-hospitalar, identificando preditores de morbiletalidade, após cirurgia de revascularização miocárdica.Metodologia: Estudo de série de casos, analítico-descritivo, observacional, longitudinal e retrospectivo, baseado na análise de prontuários. A amostragem foi realizada a partir da população de pacientes submetidos à cirurgia cardiovascular no Hospital Ana Nery, entre os anos de 2009 a 2011. As variáveis foram divididas em: pré-operatórias, intra-operatórias e pós-operatórias imediatas. Suas associações foram analisadas pelo teste de χ2 e teste exato de Fisher.Foram considerados estatisticamente significantes os resultados com p<0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, do Hospital Ana Nery.Resultados: foram analisados 75 casos, com média de idade de aproximadamente 74 anos, sendo 64% do sexo masculino.29,3% dos pacientes evoluíram a óbito, e as causas identificadas foram: choque cardiogênico (50%), sepse (40,9%) e insuficiência respiratória (9,1%).Houve diferença estatisticamente significante no número de óbitos, quando registrado: suporte ventilatório prolongado (p< 0,001), internação em UTI maior do que 8 dias (p de 0,04); ocorrência de infarto (p<0,001), necessidade de diálise (p<0,001) e septicemia (p<0,001). Discussão:A taxa de óbitos encontrada (29,3%) pode resultar das peculiaridades da população em questão. Todos os pacientes apresentaram, ao menos, uma comorbidade prévia à operação. O que caracteriza essa população como de risco elevado, já que a combinação de doença coronariana com piores comorbidades implica em aumento de complicações fatais e não fatais. Conclusões: Foi constatada associação do risco de mortalidade hospitalar com as variáveis pós-operatórias: internação de UTI por mais de 8 dias, tempo de ventilação mecânica superior a 2 dias, ocorrência de infarto agudo do miocárdio, necessidade de diálise e septicemia. Sendo, portanto, necessária avaliação da possibilidade da ocorrência destes eventos para intervenções precoces de cunho preventivo.
Palavras-chave: Revascularização miocárdica
Doença arterial coronariana
Mortalidade
Idosos
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20859
Data do documento: 18-Out-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sara Santos Moreira.pdf821,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.