Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20815
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de imunobiológicos e desenvolvimento de doenças neoplásicas em pacientes com reumáticas juvenis: revisão sistemática
Autor(es): Pereira, Vanessa Patrícia Lisboa
Autor(es): Pereira, Vanessa Patrícia Lisboa
Abstract: Introdução: As doenças reumáticas juvenis afetam o sistema musculoesquelético e se iniciam antes dos 16 anos de idade. Apresentam etiologia variada, identificável ou desconhecida, porém as de natureza inflamatória autoimune têm sido associadas ao maior risco de desenvolvimento de neoplasias, independentemente do tratamento. Objetivo: Avaliar o risco de câncer em pacientes com doenças reumáticas juvenis e sua associação com imunobiológicos. Metodologia: Revisão sistemática da literatura disponível nos bancos de dados: PubMed/MEDLINE, LILACS, SCielo e Biblioteca Cochrane/Bireme. Resultados: Foram analisadas 9 publicações. Houve aumento no risco de câncer na população com doença reumática juvenil comparada à população em geral. A maioria dos cânceres especificados eram de natureza linfoproliferativa. Sete estudos não especificaram a terapêutica ou não definiram associação entre a mesma e risco de câncer. Apenas um estudo sugeriu essa associação ao observar maior risco em pacientes diagnosticados nos últimos 20 anos, período de advento de novas terapias. Um estudo constatou maior risco em uma população não tratada com imunobiológicos, sugerindo tratar-se da evolução natural da doença e não do efeito adverso da terapêutica. Discussão: O número limitado de desfechos encontrados foi insuficiente para quaisquer conclusões definitivas. Pela análise dos artigos, a incidência de malignidades na população estudada parece não estar associada ao uso de imunobiológicos. Conclusão: Estudos demonstram aumento no risco de malignidade associada a doenças reumáticas juvenis. Isso pode depender da atividade da doença e não é atribuível ao tratamento com imunobiológicos.
Palavras-chave: Doenças reumáticas
criança
Fatores biológicos
Neoplasias
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20815
Data do documento: 10-Out-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Patrícia Lisboa Pereira.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.