Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20808
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo transversal de comorbidades psiquiátricas em indivíduos em lista de espera para transplante de fígado, em hospital de referência de Salvador, Bahia.
Autor(es): Araújo Filho, José Edson Oliveira
Autor(es): Araújo Filho, José Edson Oliveira
Abstract: Introdução: aspectos psicológicos e psiquiátricos relacionados ao transplante requerem intervenção terapêutica pois podem afetar o processo de recuperação, a qualidade de vida e a aderência ao tratamento de pacientes transplantados em potencial. Objetivo: descrever aspectos clínicos, psiquiátricos e sócio - demográficos de indivíduos candidatos ao transplante hepático. Métodos: estudo transversal onde foram pesquisados 202 pacientes entre os anos de 2010 e 2014, avaliados pelo serviço de Hepatologia do Hospital Universitário Professor Edgar Santos. Foram utilizados o M.I.N.I. Plus e a SF - 36, instrumentos de identificação de transtornos mentais e mensuração de qualidade de vida, respectivamente, no momento antecedente ao transplante. Resultados: o perfil dos indivíduos com pelo menos uma comorbidade psiquiátrica é representado como uma maioria do sexo masculino, casado e em relacionamento estável. Não foi possível estabelecer associação entre as comorbidades psiquiátricas, individualmente, e a qualidade de vida com a Hepatite C em virtude dos valores de p estarem acima de 0,05. Discussão: indivíduos diagnosticados com doenças clínicas costumam ter baixa percepção da própria qualidade de vida em comparação a indivíduos sadios. Uma parte dos indivíduos revelou que estava fazendo uso de álcool mesmo sendo obrigatória a abstinência por 6 meses antes do transplante. Conclusão: dado a presença de transtornos psiquiátricos independentemente da doença de base que indicou o transplante e a “uniformização” da qualidade de vida entre os dois grupos, o profissional de saúde mental, notadamente o psicólogo treinado na área de transplante, exerce, na equipe multidisciplinar de transplante de fígado, um papel crucial no sentido de produzir cuidado a estes pacientes.
Palavras-chave: Transtornos mentais
Transplante de fígado
Hepatite
Qualidade de vida
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20808
Data do documento: 10-Out-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSEEDSONOAFILHO MONOGRAFIA FINAL.pdf613,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.