Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20782
Tipo: Tese
Título: Avaliação da fotobiomodulação Laser/LED em defeito ósseo no fêmur de ratas osteoporóticas: estudo histológico, histomorfométrico e por espectroscopia Raman em modelo animal
Autor(es): Aciole, Jouber Mateus dos Santos
Autor(es): Aciole, Jouber Mateus dos Santos
Abstract: A fotobiomodulação Laser/LED têm demonstrado resultados positivos na cicatrização de tecido ósseo, aumentando o aporte sanguíneo na área lesionada. O objetivo deste estudo foi de avaliar por meio de análise histológica, histomorfométrica e espectroscopia Raman, o efeito da fototerapia, laser ou LED, no processo de reparo de defeitos ósseos em fêmur de ratas osteoporóticas. Utilizaram-se 40 ratas Wistar igualmente divididas em 5 grupos. Com exceção do grupo basal normal, todos os grupos sofreram indução a osteoporose, através da ovariectomia (OVX). Após a anestesia geral, foi criado um defeito ósseo de 2 mm de diâmetro no fêmur direito de todos os animais com broca de titânio. No Grupo Osteo (osteoporótico): foram sacrificados 60 dias após a OVX; Grupo Basal normal: não houve OVX nem confecção de defeito ósseo, foram sacrificados juntamente com o grupo Osteo; Grupo Coágulo: 60 dias pós OVX, foi criado o defeito ósseo e submetidos à simulação de irradiação; Grupo LED: 60 dias pós OVX, foi criado o defeito ósseo sendo submetidos à irradiação com LED (λ = 850 ± 10 nm, P = 150 mW, CW, 20,4 J/cm2 por sessão, 163,2 J/cm2 por tratamento); Grupo Laser: 60 dias pós OVX, foi criado o defeito ósseo sendo submetidos à irradiação com laser (λ = 780 nm, P = 70 mW, CW, 20,4 J/cm2 por sessão, 163,2 J/cm2 por tratamento). Os protocolos de irradiação foram executados imediatamente após a cirurgia, repetindo as sessões a cada 48 horas durante 15 dias, totalizando 08 irradiaçoes. A morte dos animais ocorreu após 15 e 30 dias. As amostras foram divididas em duas partes, uma foi analisada por espectroscopia Raman, para avaliar o grau de mineralização óssea através das intensidades dos picos de Raman do conteúdo inorgânico (~960, ~1070 cm-1) e orgânico (~1454 cm-1) do tecido ósseo. A outra metade foi processada e corada com Hematoxilina-eosina (HE) e Tricômico de Masson (TM), sendo avaliada semi-quatitativamente através de microscopia de luz e comparado histomorfometricamente entre os grupos utilizando-se o teste exato de Fischer. Histologicamente e histomorfometricamente, os resultados indicaram que os grupos Irradiados encontravam-se em estágio mais avançado de reparo. Espectroscopicamente, as fototerapias, laser e LED, aumentaram a deposição de HA e, consequentemente, a mineralização do osso neoformado. Concluiu-se que a fotobiomodulação Laser ou LED foram eficazes na melhora no processo de reparo ósseo de defeitos ósseos confeccionados em fêmur de ratas osteoporóticas.
Palavras-chave: Osteoporose
Reparo ósseo
Fototerapia Laser
Diodo emissor de luz
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFPB - UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Odontologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20782
Data do documento: 7-Out-2016
Aparece nas coleções:Tese (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.