Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20750
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prevalência de comportamento de risco para transtornos alimentares entre estudantes da Faculdade de Medicina da Bahia.
Autor(es): Mascarenhas, Maria Izabella Navarro
Autor(es): Mascarenhas, Maria Izabella Navarro
Abstract: Distúrbios alimentares afetam uma parcela significativa de jovens adultos, tendo um nível muito alto de morbidade e mortalidade. Pessoas que sofrem com esses transtornos têm um grande prejuízo social, pois elas tendem a se preocupar tanto com seu peso e alimentação que acabam se focando muito pouco em outras atividades. Foram avaliadosa prevalência destes transtornos e os fatores associados em estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA) através de corte transversal em uma amostra de conveniência com um número amostral calculado para 5% de erro amostral, tendo como população de referência a totalidade de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.A coleta de dados ocorreu no entre 2014 e 2015em amostra aleatória estratificada por semestre, totalizando 191 participantes que responderam a dois questionários autoaplicáveis. O primeiro questionário avalioufatores sociais e dados antropométricos. O segundo questionário aplicado trata-se de uma versão adaptada do EatingAttitudes Test (EAT-26).O EAT-26 é uma medida de auto avaliação padronizada utilizada no âmbito dos sintomas e preocupações característicos dos transtornos alimentares.Completar o EAT-26 produz um "índice de referência", com base em três critérios: a pontuação total com base nas respostas às perguntas EAT-26; respostas para as questões comportamentais relacionadas com a sintomatologia alimentar e perda de peso, e o índice de massa corporal (IMC), calculado a partir de sua altura e peso. Os resultados encontrados apontaram para a existência de comportamento de risco para transtornos alimentares em 19,9% dos alunos entrevistados, sendo que estudantes do sexo feminino tiveram aproximadamente duas vezes mais chances de desenvolver distúrbios alimentares do que alunos do sexo masculino, mostrando semelhança a valores encontrados em outros estudos e a importância de realizações de trabalhos nessa área.
Palavras-chave: Transtornos alimentares
Estudantes de medicina
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20750
Data do documento: 6-Out-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.