Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20746
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Acurácia do exame físico de abdômen para hepatoesplenomegalia, em hospital universitário de salvador (Bahia, Brasil).
Autor(es): Cedro Filho, Robson Logrado
Autor(es): Cedro Filho, Robson Logrado
Abstract: A prática clínica se fundamenta nas habilidades propedêuticas, obrigatoriamente ensinadas nos cursos médicos, e essas introduzidas pelas disciplinas semiológicas, daí porque tais componentes curriculares têm grande relevância à formação do médico. Entre tantos aspectos do exame físico, neste estudo foi investigada a palpação e a percussão do fígado e baço pela comparação dos registros no prontuário médico da história clínica de internação com aqueles descritos no exame ultrassonográfico, realizado em data posterior ao exame físico, a partir de dados extraídos dos prontuários de pacientes internados no Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgar Santos (Complexo HUPES) e do Serviço de Radiologia e Imagem desse mesmo hospital. Os prontuários de 103 pacientes foram investigados, sendo 66 (64,1%) mulheres e 37 (35,9%) homens. A idade média dos participantes foi de 50,3 anos. Noventa e um (88,3%) estavam internados em unidades de clínica médica, nove (8,7%) de cirurgia e dois (1,9%) de ginecologia. Hepatomegalia foi registrada em nove prontuários, apesar de dois não terem registrada a medida, somente três possuíam descrição da superfície e dois da consistência. Esplenomegalia foi registrada em cinco prontuários, sendo um com registro do tamanho, um sem medida, dois descrevendo “logo abaixo do rebordo costal esquerdo” e um com “Traube ocupado”. Não houve registro da consistência do baço. Houve exame ultrassonográfico válido em 25 (24,3%) prontuários. Destes, 20 possuíam laudo com fígado ou baço normais, não necessariamente em concomitância. A sensibilidade e a especificidade para hepatomegalia foram respectivamente, de 0% e 85%; enquanto que para esplenomegalia foram de 33% e 89%, respctivamente. Há limitações da metodologia utilizada que devem ser cuidadosamente levadas em conta na interpretação dos resultados. Concluiu-se que o exame físico possuiu baixa sensibilidade e alta especificidade. Ademais, no Complexo HUPES o exame físico registrado possuiu baixa qualidade de informação descritiva para hepatoesplenomegalia.
Palavras-chave: Exame físico
Esplenomegalia
Hepatomegalia
Sensibilidade e Especificidade
País: Brasil
Sigla da Instituição: FMB
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20746
Data do documento: 6-Out-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Robson Logrado Cedro Filho - Monografia.pdf2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.