Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20611
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Lesões do esmalte dental relacionadas aos dentifrícios clareadores
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Araújo, Danilo Barral de
Campos, Elisângela de Jesus
Silva, Luciana Rodrigues
Araújo, Roberto Paulo Correia de
Autor(es): Araújo, Danilo Barral de
Campos, Elisângela de Jesus
Silva, Luciana Rodrigues
Araújo, Roberto Paulo Correia de
Abstract: Diversos estudos têm atribuído aos dentifrícios contendo agentes clareadores o surgimento de lesões na morfologia do esmalte. Contudo, não existe consenso entre os pesquisadores, quanto à relevância da severidade das lesões detectadas na superfície dental. Objetivo: o presente estudo visa a avaliar, in vitro, os efeitos do peróxido de hidrogênio, do peróxido de carbamida e do bicarbonato de sódio contidos na formulação de dentifrícios sobre o esmalte dental humano. Metodologia: realizado o escurecimento laboratorial, os pré-molares humanos que constituíram a amostra foram escovados com os dentifrícios contendo as duas substâncias clareadoras e o produto abrasivo, sendo determinadas, por espectrofotometria, as colorações dos espécimes, antes e após este procedimento. Através da microscopia eletrônica de varredura (MEV) foram obtidas imagens que analisadas, revelaram a natureza das lesões surgidas na superfície do esmalte. Resultados: a eficácia clareadora do peróxido de hidrogênio e de carbamida, e o efeito abrasivo do bicarbonato foram constatados, já que os corpos-de-prova tratados retornaram às suas colorações originais. Com base na MEV, a avaliação das superfícies do esmalte submetido aos produtos testados revelou o surgimento de diferentes tipos de lesões morfológicas de severidades distintas. Conclusão: os dentifrícios clareadores contendo peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida produzem lesões na superfície do esmalte, sendo que as seqüelas mais acentuadas estão relacionadas ao primeiro.
Palavras-chave: Clareamento dental
Peróxido de hidrogênio
Peróxido de carbamida
Lesões morfológicas de esmalte
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: ARAÚJO, D. B. et al. Lesões do esmalte dental relacionadas aos dentifrícios clareadores. R. Ci. méd. biol., Salvador, v.8, n.2, p. 171-181, mai./ago. 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20611
Data do documento: Mai-2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9_v.8_2.pdf424,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.