Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20570
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Perfil dos usuários e da demanda pelo serviço da clínica-escola de fonoaudiologia da UFBA
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Costa, Renata Gomes da
Souza, Lourdes Bernadete Rocha de
Autor(es): Costa, Renata Gomes da
Souza, Lourdes Bernadete Rocha de
Abstract: Este estudo teve por objetivo verificar o perfil dos usuários e da demanda do serviço da clínica- escola de fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e contribuir para as pesquisas em fonoaudiologia na área da Saúde Coletiva. Foi desenvolvido por meio da revisão de prontuários clínicos dos indivíduos atendidos no período de 2004 a 2007 na clínica-escola de Fonoaudiologia da UFBA, onde foram coletados dados sociodemográficos e clínicos, tais como: idade, sexo, escolaridade, ocupação, renda média familiar, origem do encaminhamento, queixa inicial, tempo de espera para atendimento e a área que a hipótese diagnóstica fonoaudiológica abrangeu. Dos 210 indivíduos atendidos nesse período, a maioria foi encaminhada por profissionais da saúde (49%). O sexo masculino (51,4%) e a faixa etária entre 0 e 12 anos (52%) foram predominantes. Frequentemente os usuários apresentam apenas uma queixa (64,8%). 49,3% dos indivíduos aguardaram por atendimento aproximadamente por 6 meses. A área predominante foi a Linguagem (52,4%), seguida pela Motricidade Orofacial (31,4%) e Voz (19%). Concluiu-se que o perfil dos indivíduos pesquisados revelou uma população predominantemente masculina, com idade entre 0 e 12 anos, encaminhados, em sua maioria, por profissionais da área da saúde. A maioria apresentou somente uma queixa, e o tempo de espera pelo atendimento foi em média de seis meses. A área predominante foi a Linguagem seguida pela Motricidade Orofacial e Voz, respectivamente.
Palavras-chave: Fonoaudiologia.
Epidemiologia.
Saúde coletiva.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: COSTA, R. G da.; SOUZA, L. B. R. de. Perfil dos usuários e da demanda pelo serviço da clínica-escola de fonoaudiologia da UFBA. R. Ci. méd. biol., Salvador, v.8, n.1, p.53-59, jan./abr. 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20570
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8_v.8_1.pdf116,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.