Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20538
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Levantamento epidemiológico de malária na cidade de Manaus em 2005
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Barbosa, Wuerles Bessa
Autor(es): Barbosa, Wuerles Bessa
Abstract: Durante os meses de outubro e novembro de 2006, foi realizado um levantamento epidemiológico da ocorrência de malária em três regiões de Manaus e com registro na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas durante o ano de 2005. Nesse local, foram coletadas, entre outras, as seguintes informações: número de casos de malária por mês, registro de malária conforme a espécie de Plasmodium e a zona onde o paciente reside. Através de estatística descritiva, foi possível verificar que a malária apresenta flutuação sazonal em todas as zonas estudadas, bem como que as maiores taxas percentuais ocorrem nos seus setores rurais. Entretanto, com a realização do teste t, foi possível verificar que não há correlação estatística entre as zonas conforme a presença ou não das espécies de P. falciparum e P. vivax. Assim, sugere-se que estudos sobre a ocorrência de doenças tropicais, como a malária, devem merecer destaque nas decisões governamentais sobre saúde pública na Amazônia.
Palavras-chave: Malária – Manaus.
Epidemiologia.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: BARBOSA, W. B. Levantamento epidemiológico de malária na cidade de Manaus em 2005. R. Ci. méd. biol., Salvador, v.7, n.2, p.156-162, mai./ago. 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20538
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.