Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20517
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fatores associados ao histórico de prática de atividade física em gestantes
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Sampaio, Fábio P.
Gomes-Filho, Isaac S.
Cruz, Simone S.
Passos, Johelle S.
Almeida, Rafael P.
Cerqueira, Eneida M. M.
Freitas, Camila O. T.
Autor(es): Sampaio, Fábio P.
Gomes-Filho, Isaac S.
Cruz, Simone S.
Passos, Johelle S.
Almeida, Rafael P.
Cerqueira, Eneida M. M.
Freitas, Camila O. T.
Abstract: A necessidade do conhecimento dos fatores externos que podem influenciar na causalidade de eventos deletérios à gestação é de grande relevância, pois podem determinar a morbi-mortalidade infantil. Sabe-se que a prática de atividade física orientada, ao contrário, executada durante a gestação, traz benefícios. O objetivo deste estudo foi avaliar descritivamente os aspectos sociodemográficos, de saúde, estilo de vida em gestantes com histórico de prática de atividade física (PAF). Um estudo exploratório do tipo corte transversal foi composto por 164 grávidas, divididas em dois grupos: o GRUPO 01, de mulheres com histórico de prática de atividade física, e o GRUPO 02, de mulheres sem histórico de prática de atividade física. Todas responderam a um questionário para coletar dados sociodemográficos e de estilo de vida, além de informações acerca do histórico de prática de atividade física. Inicialmente, foram estimadas as freqüências das variáveis estudadas e então obtidas as medidas de associação (RP e IC 95%) entre o histórico de PAF e as variáveis em questão. Os resultados demonstraram uma precariedade no acesso aos serviços básicos de saúde, renda e escolaridade baixas, e a falta de prática de atividade física regular antes e durante a gestação.
Palavras-chave: Atividade física.
Gestação.
Epidemiologia.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: SAMPAIO, F. P. et al. Fatores associados ao histórico de prática de atividade física em gestantes.R. Ci. méd. biol., Salvador, v.7, n.1, p. 23-31, jan./abr. 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20517
Data do documento: Jan-2008
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3_v.7_1.pdf244,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.