|
RI UFBA >
Instituto de Ciências da Saúde - ICS >
Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (PPGORGSISTEM) >
Artigos Publicados em Periódicos (PPGORGSISTEM) >
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20474
|
Title: | Exame clínico pediátrico: aquisição de habilidades na disciplina Pediatria Preventiva Social, FAMEB - UFBA |
Other Titles: | Revista de Ciências Médicas e Biológicas |
Authors: | Ribeiro, Leonardo Antonio Pereira Dias, Camila Pereira Fernandes Jesuíno, Fernanda Azevedo Alcântara, Taiana Quéssia Neves de Figueiredo, Isis C. Sá, Ana Carolina Souza Bastos, Clara Maia Suñé, Roberta Sampaio Belitardo, Priscila Machado M. Oliveira, Cindy S. Santana, Mariana C. Casqueiro, Janine B. Lopes, Daisy Milena C. Adan, Luís Fernando Fernandes Silva, Luciana Rodrigues |
Keywords: | Pediatria.;Ensino e aprendizado.;Pedagogia médica. |
Issue Date: | Jan-2007 |
Publisher: | Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia |
Citation: | RIBEIRO, L. A. P. et al. Exame clínico pediátrico: aquisição de habilidades na disciplina Pediatria Preventiva Social, FAMEB - UFBA. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 6, n. 1, p. 63-68, jan./abr. 2007. |
Abstract: | O estudo analisa as principais dificuldades referidas e as habilidades adquiridas pelos estudantes de Medicina na prática
ambulatorial da disciplina Pediatria Preventiva Social, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em
seu primeiro contato com a clínica pediátrica. Através de um questionário, os estudantes foram inquiridos, em dois
momentos distintos (início e término da disciplina) acerca dos aspectos com maior dificuldade de superação e progressos
obtidos no contato com as crianças. Essa atividade prática se caracteriza pelo atendimento primário ambulatorial, na
qual se exercita a consulta pediátrica, enfatizando anamnese detalhada e o exame físico completo, além das peculiaridades
das diversas faixas etárias pediátricas. Com relação à anamnese, os estudantes demonstraram ter menor segurança na
análise do crescimento e do desenvolvimento neuropsicomotor, enquanto que, no exame físico, relataram redução no
grau de segurança no exame do abdômen (palpação de órgãos) e dos órgãos genitais. No geral, houve aquisição de
habilidades tanto na realização da anamnese quanto do exame físico, sendo que, para algumas variáveis, essa evolução foi
mais evidente |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20474 |
ISSN: | 2236-5222 |
Appears in Collections: | Artigos Publicados em Periódicos (PPGORGSISTEM)
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|