DSpace

RI UFBA >
Instituto de Ciências da Saúde - ICS >
Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas (PPGORGSISTEM) >
Artigos Publicados em Periódicos (PPGORGSISTEM) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20474

Title: Exame clínico pediátrico: aquisição de habilidades na disciplina Pediatria Preventiva Social, FAMEB - UFBA
Other Titles: Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Authors: Ribeiro, Leonardo Antonio Pereira
Dias, Camila Pereira Fernandes
Jesuíno, Fernanda Azevedo
Alcântara, Taiana Quéssia Neves de
Figueiredo, Isis C.
Sá, Ana Carolina Souza
Bastos, Clara Maia
Suñé, Roberta Sampaio
Belitardo, Priscila Machado M.
Oliveira, Cindy S.
Santana, Mariana C.
Casqueiro, Janine B.
Lopes, Daisy Milena C.
Adan, Luís Fernando Fernandes
Silva, Luciana Rodrigues
Keywords: Pediatria.;Ensino e aprendizado.;Pedagogia médica.
Issue Date: Jan-2007
Publisher: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citation: RIBEIRO, L. A. P. et al. Exame clínico pediátrico: aquisição de habilidades na disciplina Pediatria Preventiva Social, FAMEB - UFBA. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 6, n. 1, p. 63-68, jan./abr. 2007.
Abstract: O estudo analisa as principais dificuldades referidas e as habilidades adquiridas pelos estudantes de Medicina na prática ambulatorial da disciplina Pediatria Preventiva Social, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, em seu primeiro contato com a clínica pediátrica. Através de um questionário, os estudantes foram inquiridos, em dois momentos distintos (início e término da disciplina) acerca dos aspectos com maior dificuldade de superação e progressos obtidos no contato com as crianças. Essa atividade prática se caracteriza pelo atendimento primário ambulatorial, na qual se exercita a consulta pediátrica, enfatizando anamnese detalhada e o exame físico completo, além das peculiaridades das diversas faixas etárias pediátricas. Com relação à anamnese, os estudantes demonstraram ter menor segurança na análise do crescimento e do desenvolvimento neuropsicomotor, enquanto que, no exame físico, relataram redução no grau de segurança no exame do abdômen (palpação de órgãos) e dos órgãos genitais. No geral, houve aquisição de habilidades tanto na realização da anamnese quanto do exame físico, sendo que, para algumas variáveis, essa evolução foi mais evidente
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20474
ISSN: 2236-5222
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (PPGORGSISTEM)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
8_v.6_1.pdf269.53 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA