Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20444
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Características e distribuição das maloclusões em pré-escolares
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Bezerra, Priscilla Kelly Medeiros
Cavalcanti, Alessandro Leite
Autor(es): Bezerra, Priscilla Kelly Medeiros
Cavalcanti, Alessandro Leite
Abstract: Este estudo avaliou as características e a distribuição das maloclusões em 106 pré-escolares, com idades entre 3 e 5 anos, através de um estudo epidemiológico, observacional e transversal. Quando do exame clínico, verificou-se a presença de sobressaliência e sobremordida acentuados, mordida aberta anterior (MAA) e mordida cruzada posterior (MCP). Os dados foram coletados por um único examinador calibrado (Kappa = 0,86), registrados em ficha específica, organizados com o Epi-Info e submetidos aos testes do Qui-quadrado e do Exato de Fisher. A maloclusão foi diagnosticada em 80,2% das crianças, não existindo diferenças significativas entre os gêneros (p>0,05). A sobressaliência acentuada (49,1%) e a MAA (45,3%) foram as maloclusões mais freqüentes. A MAA de grau severo foi registrada em 64,6% das crianças, enquanto a MCP com maior freqüência foi a unilateral direita (44,4%). Observou-se que 73,6% das crianças possuíam um ou mais tipos de hábitos deletérios, sendo a sucção de chupeta o hábito mais freqüente (65,4%). Uma associação positiva pode ser observada entre hábitos bucais deletérios e a presença de MAA e de mordida cruzada posterior (p<0,001). Face ao exposto, conclui-se ser elevada a prevalência de maloclusão nessas crianças, existindo uma forte associação positiva com a presença de hábitos bucais deletérios.
Palavras-chave: Maloclusão- Pré-escolar.
Epidemiologia.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: BEZERRA, P. K. M.; CAVALCANTI, A. L. Características e distribuição das maloclusões em pré-escolares. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 5, n. 2, p. 117-123, mai./ago. 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20444
Data do documento: Mai-2006
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3_v.5_2.pdf49,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.