Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20435
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contaminação das praias por parasitos caninos de importância zoonótica na orla da parte alta da cidade de Salvador-Ba Nilza Maria
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Santos, Nilza Maria
Silva, Virgínia Maria Góes da
Thé, Torriceli Souza
Santos, Alex Barbosa dos
Souza, Thaiana Peixoto de
Autor(es): Santos, Nilza Maria
Silva, Virgínia Maria Góes da
Thé, Torriceli Souza
Santos, Alex Barbosa dos
Souza, Thaiana Peixoto de
Abstract: Foi avaliada a contaminação das praias da orla da parte alta da cidade de Salvador-BA (Barra até Itapoã) em 786 amostras de areia e 266 amostras de fezes caninas, no inverno de 2004 e verão de 2005, com o objetivo de verificar a presença de parasitos caninos de importância zoonótica, responsáveis pelas síndromes da larva migrans visceral e cutânea (LMV e LMC). No laboratório, as amostras foram submetidas às técnicas: centrifugoflutuação, Baermann, sedimentação espontânea e Willis. As amostras de areia apresentaram 29,24% de positividade e as fezes 54,51%. As praias com maior contaminação foram: Rio Vermelho, Piatã, Boca do Rio e Itapoã (34 a 37%) no inverno e Boca do Rio e Itapoã (39%) no verão. Comparando a contaminação desses dois períodos, não houve diferença estatística significante. Os parasitos encontrados foram: Ancylostoma sp, Toxocara sp. Toxascaris, Taeniidae, Trichuris e Ascaris, em ordem decrescente de prevalência. Concluímos que as praias da cidade de Salvador apresentaram índices constantes de contaminação, o que constitui um problema de saúde pública relevante, devido à possibilidade de transmissão de zoonoses.
Palavras-chave: Contaminação
Praias - Salvador, BA
Helmintos
Zoonoses
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: SANTOS, N. M. et al. Contaminação das praias por parasitos caninos de importância zoonótica na orla da parte alta da cidade de Salvador-Ba. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 5, n. 1, p. 40-47, jan./abr. 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20435
Data do documento: Jan-2006
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.