Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20426
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise quantitativa da desmineralização do esmalte dental submetido à ação de dentifrícios fluoretados
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Campos, Elisângela de Jesus
Araújo, Roberto Paulo Correia de
Araújo, Maria Thereza Barral
Araújo, Danilo Barral de
Lima, Max José Pimenta
Oliveira, Nayara de Sá
Dias, Alexnaldo Correia
Autor(es): Campos, Elisângela de Jesus
Araújo, Roberto Paulo Correia de
Araújo, Maria Thereza Barral
Araújo, Danilo Barral de
Lima, Max José Pimenta
Oliveira, Nayara de Sá
Dias, Alexnaldo Correia
Abstract: A cárie dental é uma doença multifatorial, caracterizada como um processo dinâmico, originado pelo desequilíbrio nos fenômenos de desmineralização e remineralização. Diversos estudos têm demonstrado que a prevalência de cárie, na maioria dos países, diminuiu nas últimas duas décadas, devido à implementação de programas de saúde pública, ao uso do flúor através da fluoretação das águas de abastecimento e o uso de dentifrícios fluoretados. O flúor contido nos dentifrícios é capaz de reduzir a perda mineral do esmalte dos dentes hígidos e ativar a reposição iônica em unidades com lesões de manchas brancas e com lesões incipientes de cárie. Esses dados justificam o presente estudo, que teve por objetivo determinar, in vitro, o grau de proteção do esmalte dentário humano pelo flúor, nas formas de fluoreto de sódio (NaF) e monofluorfosfato de sódio (MFP), contidos em sete dentifrícios-teste (Colgate Proteção Anticáries (DT1), Trends (DT2), Prevent Antiplaca (DT3), Colgate Antitártaro (DT4), Phillips 2 com Flúor (DT5), Gessy Cristal Juá e Hortelã (DT6) e Colgate Proteção Anticáries Gel (DT7), comparativamente à ação do dentifrício-controle, sem fluoreto, Phillips (DC), frente à queda do pH aos níveis críticos. As taxas do cálcio e do fosfato liberados do esmalte, previamente tratado pelos dentifrícios, foram determinadas através da técnica de espectrometria de emissão atômica, com plasma indutivamente acoplado. Os resultados encontrados revelaram o poder protetor desses produtos, indicando o adequado controle da qualidade industrial. Constatou-se, também, maior proteção do esmalte pelos dentifrícios que contêm fluoreto de sódio, em relação àqueles que continham monofluorfosfato de sódio, e uma correlação negativa entre as taxas do cálcio e do fosfato liberados do esmalte dental humano.
Palavras-chave: Esmalte dental - Dentifrícios.
Fluoreto de sódio (NaF).
Monofluorfosfato de sódio (MFP).
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: CAMPOS, E. de J. et. al. Análise quantitativa da desmineralização do esmalte dental submetido à ação de dentifrícios fluoretados. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 4, n. 3, p. 226-235, set./dez. 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20426
Data do documento: Set-2005
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
7_v.4_3.pdf158,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.