Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20418
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A homocisteína como fator de risco para a aterosclerose
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Diniz-Santos, Daniel Rui
Andrade, Gabriela Chagas Freitas de
Autor(es): Diniz-Santos, Daniel Rui
Andrade, Gabriela Chagas Freitas de
Abstract: O conhecimento dos fatores de risco para doenças cardiovasculares é importante, não apenas para direcionar corretamente estratégias preventivas, como para identificar indivíduos sob risco cardiovascular, mesmo que não apresentem nenhum dos fatores de risco convencionais: diabetes, hipertensão, sedentarismo e tabagismo. Nos últimos anos, a homocisteína tem recebido grande atenção da comunidade científica, e diversos estudos indicam que esse pode ser um importante fator de risco cardiovascular, embora controvérsias ainda permaneçam. Este trabalho tem por objetivo revisar a associação entre os níveis séricos de homocisteína e o desenvolvimento da doença aterosclerótica, bem como os mecanismos pelos quais essa associação se manifesta. Com base nos artigos abordados, observa-se que os níveis plasmáticos de homocisteína têm sido freqüentemente associados ao desenvolvimento de aterosclerose e que, recentemente, têm sido obtidas evidências suficientes para sugerir que se trata de uma relação causal, direta e independente da ação de outros fatores. Entretanto, o impacto clínico de estratégias voltadas para a redução dos níveis séricos de homocisteína ainda precisa ser determinado por estudos clínicos de grande porte.
Palavras-chave: Homocisteína.
Aterosclerose.
Doença cardiovascular.
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: DINIZ-SANTOS, D. R.; ANDRADE, G. C. F. de. A homocisteína como fator de risco para a aterosclerose. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 4, n. 2, p. 113-117, mai./ago. 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20418
Data do documento: Mai-2005
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.