Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20354
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Salmonella como vetor de vacinas vivas orais
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Pacheco, Luis Gustavo Carvalho
Zucconi, Eder
Melo, Alan Lane de
Oliveira, Sérgio Costa
Azevedo, Vasco Ariston de Carvalho
Autor(es): Pacheco, Luis Gustavo Carvalho
Zucconi, Eder
Melo, Alan Lane de
Oliveira, Sérgio Costa
Azevedo, Vasco Ariston de Carvalho
Abstract: Há alguns anos, foram desenvolvidas as primeiras linhagens atenuadas de Salmonella para serem utilizadas como candidatas a vacinas vivas orais contra a febre tifóide. No início, ainda eram desconhecidas as mutações responsáveis pelo fenótipo atenuado, mas, com o acúmulo de conhecimento sobre a genética associada à virulência, surgiram novas linhagens com atenuações geneticamente definidas. Muitas linhagens de S. enterica sorotipo Typhimurium e S. enterica sorotipo Typhi já foram bem estudadas quanto à capacidade de induzir resposta imunológica em modelos animais e em humanos. Com o desenvolvimento de sistemas de clonagem e expressão eficientes, o uso destas linhagens vacinais extrapolou o problema das salmoneloses, uma vez que tornou-se possível a produção e administração de antígenos de diferentes agentes patogênicos. Recentemente, uma nova tecnologia que vem sendo explorada é o uso de Salmonella como carreadora de vacinas de DNA. Tais vacinas já se mostraram capazes de induzir potentes respostas humorais e celulares contra antígenos heterólogos nos organismos hospedeiros. Todo este progresso nos estudos com as linhagens vacinais de Salmonella demonstra o potencial que elas possuem para a produção das futuras vacinas contra doenças infecciosas, parasitárias e até mesmo contra o câncer.
Palavras-chave: Salmonella - Linhagens atenuadas.
Vacinas vivas orais.
Antígenos heterólogos.
Vacinas de DNA.
Biossegurança.
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: PACHECO, L. G. C. et al. Salmonella como vetor de vacinas vivas orais. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 3, n. 1, p. 115-123, jan./jun. 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20354
Data do documento: Jan-2004
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
R. Ci. méd. biol., v.3, n. 1-2004.pdf_985,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.