Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20343
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Prevalência e incidência de dor lombar entre bailarinos da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia
Título(s) alternativo(s): Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Autor(es): Peña, Norberto
Leite, Carla
Autor(es): Peña, Norberto
Leite, Carla
Abstract: A prevalência de dor lombar (DL) na população geral tem sido estudada por vários autores, porém estes estudos não são freqüentes na área de arte e esportes. O objetivo do presente estudo foi estabelecer evidências da freqüência da dor lombar entre dançarinos da Escola da Dança da UFBA. A metodologia empregada contemplou um estudo transversal prospectivo para determinar a prevalência de DL, e um estudo de coorte para estabelecer a incidência de DL. Para estabelecer a prevalência, foram avaliadas quatro amostras consecutivas e, para o estudo de incidência, uma coorte de n=27 alunos foi acompanhada durante três anos. Os resultados revelaram que, de acordo com o estimador intervalar e com uma confiabilidade de 95%, a prevalência de DL máxima foi de 47%. A incidência oscilou entre 30,4% e 40,7 %. Conclui-se que a prevalência de DL entre dançarinos parece não ser maior do que a da população geral. Os índices de incidência de DL indicariam uma freqüência endêmica leve a moderada de DL nesta população de dançarinos.
Palavras-chave: Dor lombar - Dança.
Dor lombar - Prevalência e incidência.
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia
Citação: PEÑA, N.; LEITE, C. Prevalência e incidência de dor lombar entre bailarinos da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 3, n. 1, p. 30-34, jan./jun. 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20343
Data do documento: Jan-2004
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
R. Ci. méd. biol., v.3, n. 1-2004.pdf41,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.