DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Especialização em Docência na Educação Infantil (EDEI) >
Especialização (EDEI) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20297

Title: Jogos e brincadeiras: benefícios do lúdico no desenvolvimento cognitivo das crianças da educação infantil
Authors: Carmo, Rita de Cassia Lima do
???metadata.dc.contributor.advisor???: Souza, Edna Rodrigues de
Keywords: Ludicidade;Aprendizagem;Professor
Issue Date: 8-Sep-2016
Abstract: O presente trabalho monográfico analisa a minha própria pratica tendo como objetivo geral investigar a importância de se trabalhar o lúdico como um instrumento pedagógico de aprendizagem facilitador para o desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. A Atividade lúdica, representada por jogos e brincadeiras é um recurso pertinente que traz benefícios a todas os alunos, proporcionando momentos únicos de prazer, cooperação, integração, responsabilidade, e comprometimento com o aprender. O estudo foi realizado através da etnopesquisa e pesquisa bibliográfica em que a primeira permitiu-me ser pesquisadora observadora, refletir e analisar a minha pratica em sala de aula em relação a importância da ludicidade como metodologia preponderante para beneficiar a aprendizagem cognitiva das crianças da educação infantil. A ludicidade oferece benefícios para o desenvolvimento da criança, o interesse da criança em aprender cresce, sua motivação aumenta, pois ela se sente mais estimulada em aprender o que lhe está sendo ensinado, promovendo e efetivando um processo de ensino aprendizagem mais significativo.
ABSTRACT This monograph looks at my own practice with is to investigate the importance of work as playful as a pedagogical tool for facilitating learning for the child's cognitive development in early childhood education. The playful activity, represented by games and activities is a relevant feature that benefits all students, providing unique moments of pleasure, cooperation, integration, responsibility, and commitment to learn. The study was conducted by etnopesquisa and literature in the first allowed me to be observant researcher, reflect and analyze my practice in the classroom regarding the importance of playfulness as predominant methodology to benefit cognitive learning of children in early childhood education . The playfulness offers benefits for child development, child's interest in learning the grows, their motivation increases because it feels more stimulated to learn what he is being taught, promoting and effecting a more meaningful teaching and learning process.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20297
Appears in Collections:Especialização (EDEI)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
FACED.pdf831.55 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA