Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20194
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes com anemia falciforme: casuística de ambulatório de referência da cidade de Salvador, Bahia
Autor(es): Santos, Samantha Nunes
Autor(es): Santos, Samantha Nunes
Abstract: Este estudo teve como objetivo investigar o desempenho cognitivo e intelectivo de crianças e adolescentes com Anemia Falciforme (AF). Quinze indivíduos com AF foram avaliados e caracterizados em relação a aspectos socioeconômicos, clínicos e perfil comportamental. Os resultados indicaram que os participantes com histórico de acidente vascular encefálico apresentaram menores índices de quociente intelectual (QI). Foram observadas alterações na atenção/funções executivas, linguagem, memória verbal e visual, raciocínio visuoespacial e habilidade sensório-motora. Estas alterações foram vistas nas crianças e adolescentes com ou sem infartos cerebrais, bem como naquelas com ou sem alterações no Doppler transcraniano. Dificuldade de aprendizagem, histórico de repetência escolar e necessidade de suporte educacional especializado foram identificados na maior parte dos casos. Diagnósticos adicionais mais frequentes segundo o DSM-IV foram: Transtorno Depressivo, Transtorno de Ansiedade, Transtorno Somático, quadros associados à AF e suas repercussões físicas e psicossociais. Concluiu-se que por ser considerada vasculopatia cerebral progressiva, AF é fator de risco potencial para o desenvolvimento neurocognitivo e psicossocial. Deste modo, a avaliação neuropsicológica e comportamental periódica de crianças e adolescentes com AF pode ser uma medida útil para diminuir repercussões biopsicossociais a longo prazo.
Palavras-chave: Anemia Falciforme.
Transtornos Cognitivos
Testes de Inteligência.
Testes Neuropsicológicos
Transtornos comportamentais Doppler Transcraniano.
Manifestações Neurocomportamentais.
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20194
Data do documento: 30-Ago-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MESTRADO SAMANTHA NUNES SANTOS.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.