Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2008
Tipo: Artigo de Periódico
Título: 176 Desempenho zootécnico e morfometria intestinal de alevinos de tilápia-do -Nilo alimentados com Bacillus subtilis ou mananoligossacarídeo
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
Autor(es): Carvalho, Jaciane Vergne de
Lira, Alessandra Danile de
Costa, Denise Soledade Pereira
Moreira, Eduardo Luiz Trindade
Pinto, Luis Fernando Batista
Abreu, Ricardo Duarte
Albinati, Ricardo Castelo Branco
Autor(es): Carvalho, Jaciane Vergne de
Lira, Alessandra Danile de
Costa, Denise Soledade Pereira
Moreira, Eduardo Luiz Trindade
Pinto, Luis Fernando Batista
Abreu, Ricardo Duarte
Albinati, Ricardo Castelo Branco
Abstract: Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito de um probiótico e de um prebiótico sobre o desempenho zootécnico e a morfometria do intestino de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus). O experimento teve duração de 70 dias e foram utilizados 144 alevinos com peso médio inicial de 1,1 ± 0,2g e 4,0 ± 0,2cm de comprimento total da linhagem Chitralada, adquiridos de uma piscicultura comercial. Os peixes foram alojados em nove caixas de fibrocimento com volume útil de 200L, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, e alimentados com ração comercial pura ou suplementada com probiótico (Bacillus subtilis) ou prebiótico (mananoligossacarídeo). Foram utilizados os seguintes tratamentos: ração comercial; ração comercial com adição de probiótico e ração comercial com adição de prebiótico. Não houve diferença entre os valores de biomassa final, ganho de peso médio, ganho de peso diário, ganho em comprimento total, sobrevivência, conversão alimentar aparente e índice hepatossomático. Da mesma forma, não houve diferença entre tratamentos para número de vilosidades intestinais, mas os peixes submetidos aos tratamentos com a adição de probiótico ou de prebiótico apresentaram maior altura das vilosidades, e aqueles que receberam o tratamento com o probiótico apresentaram ainda maior espessura do epitélio das vilosidades, quando comparados com os animais alimentados com a ração sem os aditivos.
Palavras-chave: probiótico
prebiótico
suplementação alimentar
vilosidades intestinais
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2008
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EMV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1887-9116-1-PB.pdf186,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.