Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20073
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Germinação, estaquia e biometria de sementes de Pyrostegia venusta (Ker Gawl.) Miers (cipó-de-são-joão)
Autor(es): Santos, Simone Pereira dos
Autor(es): Santos, Simone Pereira dos
Abstract: O objetivo do presente trabalho foi testar a reprodução assexuada e sexuada por meio de estaquia e semeadura, e analisar biometricamente as sementes de Pyrostegia venusta. O estudo foi realizado no laboratório de Botânica e viveiro telado 50%, ambos localizados na Universidade Federal da Bahia Instituto Multidisciplinar em Saúde no município de Vitória da Conquista Bahia. Para a avaliação da germinação e estaquia, foram utilizadas sementes e estacas provenientes de plantas matrizes localizadas nos arredores dos bairros URBIS I, Bem Querer e Candeias onde está localizado o Campus Anísio Teixeira. Para germinação foram utilizadas 720 sementes, sendo 6 sementes por gerbox, 10 gerbox por tratamento. No experimento com propagação foram produzidas 120 estacas plantadas em sacos de polietileno, sendo uma estaca por saco e 10 sacos por tratamento. Para a biometria foram utilizadas 100 sementes sendo 50 sementes armazenadas por 1 ano e 50 sementes recém-coletadas. Os resultados para biometria demostram que fatores ambientais e as características fisiológicas das sementes foram importantes para as médias das variáveis analisadas. Já os resultados da germinação foram significativamente diferentes, verificando que os tratamentos propostos não interferiram nos resultados para não germinação das sementes armazenadas, no entanto influenciaram positivamente na germinação de sementes recém-coletadas. Diferindo dos resultados encontrados por outros autores, para estaquia os experimentos e varáveis propostos não influenciaram para a emissão de brotos ou raízes.
Palavras-chave: Propagação de espécie
Semeadura
Planta medicinal
Biometria
Conservação de sementes
CNPq: ECOFISIOLOGIA VEGETAL
País: brasil
Sigla da Instituição: IMS/CAT
metadata.dc.publisher.program: apresentado ao Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia como exigência para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20073
Data do documento: 18-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Biológicas (IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de conclusão de curso Simone.pdf971,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.