Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20049
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estrutura da vegetação na transição apicum – manguezal e indicações de alterações ambientais
Autor(es): Hadlich, Gisele Mara
Garcia, Karina Santos
Andrade, Consuelo Lima Navarro de
Ucha, José Martin
Autor(es): Hadlich, Gisele Mara
Garcia, Karina Santos
Andrade, Consuelo Lima Navarro de
Ucha, José Martin
Abstract: O avanço ou o recuo de vegetação do manguezal sobre o apicum pode fornecer indicações sobre alterações ambientais. Caracterizar a vegetação na transição entre manguezais e apicuns na Baía de Todos os Santos (BTS) é o objetivo desse trabalho, com vistas à identificação de indícios de alterações recentes na área ocupada por manguezal nessa área de transição. Para tanto, foram realizadas uma análise geral da distribuição da vegetação na área encosta-apicum-manguezal, a identificação de espécies presentes no apicum e no manguezal e a medição de área basal, diâmetro à altura do peito e número de indivíduos na transição apicum-manguezal. Nas bordas dos manguezais, em manchas isoladas nos apicuns ou na forma de franjas internas, podem ocorrer Sesuvium portulacastrum (Aizoaceae) e Spartina alterniflora (Poaceae), com alguns indivíduos de Laguncularia racemosa, Rhizophora mangle e, em menor quantidade, Avicennia schauerianna. Não há um padrão único de características da vegetação da transição apicum-manguezal na BTS e que enquanto algumas áreas indicam avanço do manguezal sobre o apicum, outras sugerem o recuo do bosque, com morte de espécimes vegetais. Observa-se uma faixa onde ocorre essa transição avanço-recuo.
Palavras-chave: biogeografia
manguezal
estrutura da vegetação
apicum
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Citação: HADLICH, G. M.; GARCIA, K. S. ; ANDRADE, C. L. N. ; UCHA, J. M. . Estrutura da vegetação na transição apicum-manguezal e indicações de alterações ambientais. Cadernos de Geociências, v. 12, p. 69-76, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20049
Data do documento: 1-Mai-2015
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (POSPETRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Repositório 1.pdf386,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.