Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19959
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Literatura infantil: conto, reconto e suas contribuições para a construção da consciência crítica na criança
Autor(es): Batista, Dina Rosa Nunes
Autor(es): Batista, Dina Rosa Nunes
Abstract: Essa monografia tem como finalidade refletir sobre as contribuições da literatura infantil a partir das abordagens de Fanny Abramovich e Regina Ziberman. Refletir também sobre a realidade vivida, a prática na atividade docente na escola infantil Apito de turno integral, cidade Camaçari-Bahia. Na modalidade pesquisa em ação através do conto e reconto na construção da consciência critica na criança, por meio de uma ação educativa organizada nas práticas de interação com o universo da leitura de forma prazerosa aproveitando os espaços escolares, em especial a biblioteca, como motivador para a criança se expressar, conhecer e ressignificar o mundo que a cerca. Levando em consideração a perspectiva da criança e os saberes experimentados e ampliados. As análises, reflexões e observações partiram do interesse das crianças pelo espaço da biblioteca e do incentivo à leitura para o seu senso crítico, além da relação com a contação de histórias e dramatização. O resultado proporcionou validar os benefícios para o desenvolvimento da autoestima, criatividade, socialização, bem estar, identidade, apropriação e ressignificação de conhecimento de mundo, além dos avanços essenciais na formação critica do sujeito. Palavras chave: Literatura infantil, leitura, conto e reconto, formação critica.
ABSTRACT This monograph aims to reflect on the contributions of children's literature from the approaches of Fanny Abramovich and Regina Ziberman. Reflect also on the lived reality, the practice in teaching at the kindergarten Whistle fulltime, Camaçari, Bahia city. In the modality research in action through the tale and retelling the construction of critical awareness in children through an educational activity organized in interaction practices with the universe of reading pleasurable way taking advantage of school spaces, particularly the library, as a motivator for the child to express, understand and reframe the world around. Taking into consideration the child's perspective and experienced and expanded knowledge. The analyzes, reflections and observations set out in the interests of children at the library space and encouraging reading for your critical sense and the relation with the storytelling and drama. The result provided validate the benefits for the development of self-esteem, creativity, socialization, welfare, identity, ownership and world knowledge of reframing, besides the essential advances in training criticizes the subject. Keywords: Children's literature, reading, story and retelling, training critical.
Palavras-chave: Literatura infantil
Leitura
Conto e reconto
Formação critica
Children's literature
Reading
Story and retelling
Training critical
CNPq: Literatura infantil
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19959
Data do documento: 2-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final Dina Rosa OK.pdf771,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.