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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Luluzinhas e bolinhas na sala de aula: um estudo de gêneros na educação infantil
Autor(es): Lopes, Adriana Berdeide
Autor(es): Lopes, Adriana Berdeide
Abstract: Esse estudo tem como objetivo verificar de que modo o patriarcado está presente na visão de mundo de crianças de 3 e 4 anos da Educação Infantil, numa abordagem metodológica qualitativa de cunho etnográfico, onde foi possível observar os movimentos, falas e ações a fim de levantar hipóteses de como essas ações surgem e até que ponto influenciam nas atitudes de crianças pequenas, possibilitando a percepção de que há influências de prejulgamentos na relação entre gêneros, sendo preciso uma intervenção pedagógica precisa. Na pesquisa, foram adotados os nomes dos personagens que cumpunham as turmas da Luluzinha e do Bolinha, respectivamente,grande sucesso infantil dos quadrinhos, nos anos 70, no Brasil pelo tema se tratar de resistência a gêneros e as características de comportamento se assemelharem com às das crianças observadas Mesmo utilizando nas atividades cotidianas jogos e brincadeiras que propiciam a interação, crianças pequenas demonstraram ser o reflexo da sua convivência externa ao da instituição escolar, reproduzindo atitudes de rejeição de colegas ao participarem do seu grupo por não serem do mesmo sexo e a escolha de brinquedos e brincadeiras que determinado gênero pode fazer uso. A ludicidade foi um meio de proporcionar uma relação entre gêneros, na qual os pequenos infantes foram mudando, gradativamente suas maneiras de reproduzir os traços patriarcais. Uma criança que tem maior possibilidade de experimentação também terá uma ampliação de repertório e distinguirá o brincar das questões de gênero.
ABSTRACT This study aims to determine how patriarchy is present in the worldview of children aged 3 and 4 years of early childhood education, a qualitative methodological approach ethnographic, where it was possible to observe the movements, speech and actions in order to raise assumptions of how these actions arise and to what extent influence the attitudes of young children, enabling the realization that there are influences of prejudices in the relationship between genders, and takes a pedagogical intervention needs. In the survey, the names of the characters were adopted that cumpunham the divisions of Little Lulu and Polka Dot, respectively, large children's success of comics in the 70s, in Brazil the subject dealing with resistance to gender and behavioral characteristics resemble with the children observed even using in daily activities games and activities that promote interaction, small children proved to be a reflection of its external living to the school, playing colleagues rejection attitudes to participate in your group because they are not of the same sex and choice of toys and games that particular genre can make use of. The playfulness was a means of providing a relationship between genres, in which small infants have been changing gradually their ways of playing patriarchal traits. A child is more likely to experiment will also have an extension of repertoire and distinguish the play of gender issues.
Palavras-chave: Crianças
Brincadeiras
Intervenção pedagógica
Gênero
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19927
Data do documento: 2-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

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