Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19915
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A poesia e sua influência no processo de enleituramento
Autor(es): Montalvão, Laise Soares Santos
Autor(es): Montalvão, Laise Soares Santos
Abstract: Oliveira (2014), respaldada na obra de Freire, cria uma nova expressão “Enleituramento”, ressaltando que a leitura é o fundamento do ensino-aprendizagem da interação, da mediação intencional para a formação do leitor com autonomia para engajar-se ou não, para criticar e se tornar leitor de mundo. Fundamentada nessa ideia, esta pesquisa buscou analisar como o trabalho com leituras de poesias pode influenciar o leitor no processo de enleituramento. O enleituramento nesse estudo abre espaço à busca da compreensão de mundo, indo além da leitura da palavra. A base metodológica da pesquisa foi de natureza qualitativa de inspiração etnográfica, trata-se de uma pesquisa que valida a implicação dos atores sociais. Teve embasamento teórico de autores como: Abramovick (1997) Zilberman (2005) e seus estudos refletem a importância da literatura para a constituição do sujeito leitor, e os autores, Oliveira (2015), Freire (2009) que vêm contribuindo para o estudo sobre a leitura de mundo na formação do sujeito leitor que interage com pessoas e contextos. Este estudo foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil do município de Lagoa Real, com crianças do grupo 4, na qual o trabalho com poesia era inexistente, pois se dava ênfase aos Contos e historias infantis. A análise foi guiada por categorias presentes na prática pedagógica das rodas de conversa, com leituras de poesias e possibilitou as cenas de enleituramento, as quais revelaram de um modo geral, pelas falas das crianças, a postura de um leitor crítico com apreensão de mundo. Dessa forma, evidencia-se que a leitura de poesias contribui para o enleituramento. Palavras-chave: enleituramento, leitura, poesia, sujeito -
Palavras-chave: Enleituramento
Leitura
Poesia
Sujeito-leitor
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19915
Data do documento: 2-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia PDF.pdf697,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.