Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19888
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O brincar articulado: as múltiplas facetas da criança |
Autor(es): | Paim, Adriana de Almeida |
Autor(es): | Paim, Adriana de Almeida |
Abstract: | Este estudo investiga como a brincadeira incentiva a criança a se envolver, espontaneamente, durante as práticas brincantes, tendo como objetivo geral analisar os modos como as crianças da Educação Infantil se relacionam uma com as outras nos momentos das brincadeiras, tendo como objetivos específicos conhecer sobre a importância da brincadeira e interação na educação infantil, observar a interação entre as crianças, descrever os fatores que implicam na boa convivência e descrever as contribuições dos jogos e brincadeiras para a socialização da criança. Para isso, inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando referências significativas e relevantes para a discussão dessa temática como Oliveira (2011), Wajskop (1997), Vigotski (1998), Bomtempo (2011), Brougère (2011), Machado (2007), entre outros. Posteriormente, foi feita pesquisa de campo na turma do grupo 5 (cinco) da Educação Infantil, numa Escola Municipal de Mata de São João, através de observações das brincadeiras e entrevistas com as crianças, onde foi possível perceber que através da brincadeira as crianças tem acesso ao processo de criação, recriação e também conseguem concluir o que já conhecem, sendo relevante para o desenvolvimento infantil o papel do professor como mediador, não só como organizador dos espaços para a brincadeira, mas como ponte para as interações que revela o ser como produtor do conhecimento, permitindo, assim, que este se envolva de forma espontânea. Desta forma, o brincar revela o quanto a criança consegue extravasar suas emoções, sentimentos, na medida em que interage com os sujeitos de idades iguais ou diferentes e através dos objetos, se envolvendo de forma cada vez mais natural. Esse envolvimento acontece na medida em que as crianças brincam e interagem com mais intensidade, sentindo, cada vez mais, a necessidade de estar com os seus parceiros, desenvolvendo-se ao longo durante a infância. |
Palavras-chave: | Brincar Interações Educação Infantil |
CNPq: | Educação Educação Pré-Escolar |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19888 |
Data do documento: | 29-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Adriana Paim.pdf | 486,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.