Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19754
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O lúdico e sua influência na construção dos conceitos lógicos matemáticos em uma sala de quatro anos na educação infantil
Autor(es): Nascimento, Maria D'Ajuda Vasconcelos
Autor(es): Nascimento, Maria D'Ajuda Vasconcelos
Abstract: Esta pesquisa apresenta uma abordagem sobre a influência da ludicidade na construção dos conceitos lógicos matemáticos, desenvolvidos através de jogos e brincadeiras para as crianças de quatro anos da Educação Infantil. As observações serão realizadas mediante atividades de recreação com brincadeiras e jogos. Estrutura as reflexões aqui trazidas com estudiosos como Constance Kamii (1988), Kshimoto (2009), Piaget (1973), Vygotsky, Smolle e bibliografia complementar que abordam a importância da ludicidade em sala de aula e a interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo. A Pesquisa foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil da rede municipal de Salvador. Os sujeitos serão vinte e cinco alunos de 04 anos, sexo masculino e feminino. O trabalho se orienta por uma metodologia de inspiração da etnopesquisa de abordagem qualitativa, que será realizada por meio da observação do cotidiano dos meus alunos e suas vivencias junto a minha atuação docente, no CMEI Álvaro da Franca Rocha, em Salvador-BA como finalidade refletirmos sobre a importância do lúdico através do uso de jogos e brincadeiras em sala de aula de quatro anos. Considerando as informações coletadas comprovou-se que o lúdico é significativo para a criança poder conhecer compreender e construir conhecimentos, que brincando com jogos matemáticos as crianças elaboram raciocínio lógico e melhoram a sua comunicação, desta forma estão se socializando e aprendendo significativamente, construindo conceitos.
ABSTRACT This research presents an approach on the influence of playfulness in the construction of mathematical logical concepts, developed through games and activities for children four years of early childhood education. The observations will be carried out by recreational activities with fun and games. Structure reflections here brought with scholars like Constance Kamii (1988), Kshimoto (2009), Piaget (1973), Vygotsky, Smolle and complementary bibliography addressing the importance of playfulness in the classroom and the interaction between the subjects involved in this process. The search was carried out at the Municipal Center for Child Education municipal Salvador. The subjects will be twenty-five students 04 years old, male and female. The work is guided by an inspiration methodology of qualitative approach etnopesquisa to be held by observing the daily lives of my students and their livings with my teaching practice in CMEI Alvaro da Franca Rock in Salvador-BA intended to reflect about the importance of playfulness through the use of games and play in four years classroom. Considering the information collected it was shown that the playfulness is significant for the child to get to know understand and build knowledge that playing with mathematical games children prepare logical thinking and improve their communication in this way are socializing and learning significantly, building concepts
Palavras-chave: Ludicidade
Conceitos lógicos matemáticos
Educação infantil
Playfulness
Logical mathematical concepts
País: brasil
Sigla da Instituição: Faced/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19754
Data do documento: 21-Jul-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.