Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19738
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O jogo das percepções: o que revelam as crianças sobre a escola de educação infantil
Autor(es): Jesus, Lucivania Mota
Autor(es): Jesus, Lucivania Mota
Abstract: O presente trabalho versa sobre a escola de educação infantil do ponto de vista das crianças. Desta forma, entender o que pensam as crianças sobre a sua escola se constitui como questão central no desenvolvimento desse estudo. Para tanto tem-se como objetivos compreender o que as crianças pensam sobre sua própria escola. Para tanto, surgiu a necessidade de outros objetivos, dando os primeiros passos buscou-se: identificar qual o significado da escola de Educação Infantil para as crianças; promover momentos distintos para que as crianças pudessem expressar seus gostos e opiniões sobre a escola; analisar as concepções das crianças a partir dos referenciais teóricos estudados, considerando as variadas manifestações do pensamento infantil: linguagem oral, gráfica, psicocorporal.. O aporte teórico, que balizaram e dialogaram com o presente estudo foi constituído pelas produções inspiradas nos pressupostos da Sociologia da Infância, tais como: Sarmento (2008); Corsaro (2011); Oliveira-Formosinho (2008) dentre eles, propondo uma reflexão sobre o percurso histórico da constituição dos direitos da criança, com atenção especial, ao direito à voz. Esta pesquisa foi realizada a partir de uma metodologia de inspiração etnográfica com abordagem qualitativa. A pesquisa revelou que esse movimento de escuta das vozes infantis favorece a compreensão da escola ideal na perspectiva da criança, essa escola é vista por elas como um espaço de aprendizagem e brincadeira. Desse modo esse trabalho nos proporciona refletir sobre o contexto das escolas de Educação Infantil, pautados na valorização e dos olhares e dizeres infantis.
ABSTRACT This paper deals with the school of early childhood education from the point of view of children. Thus, to understand what they think children about their school constitutes a central issue in the development of this study. For that we have as objective to understand what children think about their own school. Therefore, the need for other goals came, taking the first steps aimed to: identify the significance of early childhood education school for children; promote different times so that children could express their tastes and opinions about school; analyze the conceptions of children from the theoretical frameworks studied, considering the varied manifestations of child thought: oral language, graphic, psicocorporal .. The theoretical framework, that guided and dialogued with this study was constituted by the inspired productions in Sociology assumptions of childhood, such as Sarmento (2008); Corsaro (2011); Oliveira-Formosinho (2008) among them, proposing a reflection on the historical background of the establishment of children's rights, with special attention to the right to speak. This research was conducted from a ethnographic inspiration methodology with a qualitative approach. The survey revealed that listening movement of children's voices favors the understanding of the ideal school in the child's perspective, this school is seen by them as a space for learning and play. Thus this work provides us reflect on the context of Early Childhood Education schools, guided by the value and looks and childish sayings.
Palavras-chave: Escola infantil
Escuta sensível
Crianças
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19738
Data do documento: 21-Jul-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lucivania Mota de Jesus.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.