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Title: Educação física escolar: a questão da avaliação da aprendizagem escolar
Authors: Carvalho, Jamile Santos de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Melo, Flávio Dantas Albuquerque
Keywords: Educação;Educação física;Avaliação da aprendizagem escolar
Issue Date: 11-Jul-2016
Abstract: O presente trabalho propõe-se a analisar a avaliação da aprendizagem escolar no âmbito da Educação Escolar e da disciplina escolar Educação Física considerando as contribuições da metodologia de ensino crítico-superadora, da teoria histórico-cultural e da teoria históricocrítica, como também tomando como referência a perspectiva da prática pedagógica do professor no que tange à avaliação da aprendizagem escolar na perspectiva da formação omnilateral e da emancipação humana. Dessa forma, analisamos a concepção de avaliação da aprendizagem escolar contida nos documentos oficiais (LDB, o PCN e as DCN’s), como também na produção do conhecimento científico (em especial, livros e artigos) sobre o objeto de estudo em questão visando problematizar o lugar desta categoria pedagógica no processo de trabalho pedagógico da disciplina escolar Educação Física de forma que sustente nossas defesas, além de contribuir na incorporação de elementos que revelam a importância da avaliação da aprendizagem escolar no processo de exclusão/inclusão na escola e na sociedade. Visto que, localizados em uma sociedade de classes que tem como princípio a propriedade privada, alguns indivíduos são excluídos da divisão dos bens produzidos pela sociedade e é nessa lógica que a educação, em consequência a avaliação da aprendizagem escolar, se inserem. Como teoria do conhecimento utilizaremos o Materialismo Histórico-Dialético para a interpretação, explicação e compreensão da realidade concreta e contraditória. Nos resultados deste estudo fica explícito as contribuições da psicologia histórico cultural, da Pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a avaliação da aprendizagem escolar. Na teoria pedagógica reiteramos a importância de considerar os cinco passos que o autor Saviani sugere, da prática social inicial à prática social final, considerando a complexidade e movimento do processo de ensino-aprendizagem. Quanto à teoria psicológica mostra-se a importância da incorporação da aprendizagem por conceitos e dos elementos sobre as zonas de desenvolvimento como subsidio da prática pedagógica. E em relação à metodologia de ensino defendemos os elementos da cultura corporal como objeto de estudo da educação física, além de prezar pela avaliação em todos os momentos da atividade pedagógica avaliando a aproximação ou distanciamento do objetivo estabelecido em cada aula, para que assim possa haver elevação do pensamento teórico dos alunos.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19672
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