Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19666
Tipo: | Dissertação |
Título: | Do giz ao byte: itinerários formativos docente para uso de Tecnologias da informação e Comunicação (TIC) em programas de gestão social |
Autor(es): | Bezerra, Agnes Oliveira |
Autor(es): | Bezerra, Agnes Oliveira |
Abstract: | Entender o cenário da educação contemporânea e os impactos que a incorporação do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em processos de ensino-aprendizagem tem causado para ampliação dos espaços de aprendizagem é um desafio, tornando-se cada vez mais necessário refletir sobre quais metodologias e/ou tecnologias são essenciais à formação de professores que atuarão em plataformas digitais (e-learning, b-learning). Essa pesquisa, que tem por objetivo propor a construção de itinerários formativos docentes para usos das TIC que contribuam no processo de convergência entre modalidades presenciais e a distância em Programas de Gestão Social, foi estruturada através das etapas que integram o processo de concepção e elaboração de um Caso de Ensino. Optamos por esse caminho por entendermos que, através da utilização do Caso de Ensino, poderemos fomentar reflexões sobre habilidades e competências que os docentes precisam aprimorar e/ou desenvolver para o uso qualificado das TIC em suas práticas pedagógicas. O Caso de Ensino, produto desse trabalho, direciona-se a professores, estudantes e equipes multidisciplinares interessadas na construção e promoção de programas de formação continuada e, especialmente, na implementação de tecnologias digitais no ensino presencial, modalidades híbridas ou totalmente a distância. Understanding the scenario of contemporary education and the impact that incorporating the usage of Information and Communication Technology in the teaching-learning process has caused to increase opportunities for learning has been a challenge, becoming increasingly necessary to reflect on methodologies which and / or technologies are essential to train teachers who will work in digital environment (e-learning, b-learning) .This research, which aims to propose the construction of training routes for the use of ICT, contributing to the convergence between in-class and distance modalities in the Social Management Program, which was structured through the steps that comprise the process of the design and development of a teaching case. We chose this path because we believe that through the use of teaching cases we can support the reflections on skills and competencies that teachers need to improve and / or develop for qualified usage of ICT in their teaching practices. The teaching case, the product of this work, is designed to teachers, students and multidisciplinary teams interested in building and promoting continuing education programs, and especially the implementation of digital technologies in the classroom learning, hybrid or fully distance modalities. |
Palavras-chave: | Ensino Superior TIC Formação Docente Caso de Ensino Plataformas Digitais Design Instrucional Higher education ICT Teacher Training Teaching Case Digital platforms Instructional Design |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | EAUFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19666 |
Data do documento: | 8-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (NPGA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bezerra, Agnes Oliveira.pdf | 4,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.