Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19633
Tipo: Dissertação
Título: O Programa de Apoio às Tecnologias Sociais e Ambientais em uma instituição pública de fomento à ciência e tecnologia: um estudo de caso
Autor(es): Brandão, Wilton Neves
Autor(es): Brandão, Wilton Neves
Abstract: A valorização do conhecimento no mundo contemporâneo tem exigido cada vez mais dos governos a adoção de estratégias para aprimorar e potencializar os investimentos em ações de Ciência, Tecnologia e Inovação. Como fato relevante a se considerar no processo de construção dessa política pública no Brasil, cita-se o ingresso na agenda atual de CT&I de temas como redução das desigualdades, inclusão social e desenvolvimento social, revelando uma inovação política. O presente estudo se propôs a analisar o processo de implantação e os resultados do Programa de Apoio às Tecnologias Sociais e Ambientais em uma Instituição Pública de Fomento à Ciência e Tecnologia, a Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Para isso, buscou-se descrever as especificidades dos Editais e ações implementadas pelo Programa, os projetos apoiados, as áreas de conhecimento e as instituição contempladas, bem como os recursos aportados no Programa. A estratégia metodológica adotada, portanto, foi a do estudo de caso único, em reconhecimento ao seu pioneirismo na adoção de uma política pública de fomento de tecnologias sociais em nível estadual no País. Foram utilizadas técnicas de coletas de dados de fontes primárias, a exemplo da observação direta e participante do gestor e relator do caso, e de fonte secundária, mediante análise documental e de relatórios internos gerados pela organização, bem como com a pesquisa bibliográfica em livros, artigos e legislação específica. O recorte temporal da pesquisa compreendeu o período da criação da Coordenação de Apoio às Tecnologias Sociais e Ambientais – CTSA – e da implementação do programa, de 2007 até o ano de 2013. Procedeu-se ao levantamento de todas as ações executadas no período, ano a ano, englobando todas as ações e os Editais lançados em cada ano, com os seus respectivos objetivos e resultados. Os resultados foram analisados descritiva e analiticamente, sendo também apontados os limites e desafios de um programa desta natureza. O estudo de caso oferece insumos para aperfeiçoamento do Programa de Apoio às Tecnologias Sociais e diretrizes para consolidação de Políticas Públicas de fomento às Tecnologias Sociais no âmbito do estado.
Nowadays the valorization of the knowledge all over the world has demanded of the governments some strategies in order to implement investments in actions of Science, Technology and Innovation in order to reduce inequalities, help the social inclusion and social development through of an innovation politics which is the implementation of public policies in Brazil. Such a study intends to analyse the results of program of help to social technologies and surrounding at FAPESB- Public Foundation for research of the State of Bahia, therefore, the actions implemented by the program, its projects as well as the knowledge areas. The methodology strategy is the case study through data collect, direct observation, documents analysis, bibliography research in books, articles and specific legislation due to the public policy for social technologies in Brazil. The research time has been comprehended by creation of coordination of help for social technologies and surrounding and the implementation of the program from 2007 to 2013 through all actions every year with its goals and results. Such results have been analysed with the limits and challenges of a program like that. The case study has offered everything to improve the program of help for social technologies in order to implement public policies for social technologies in State.
Palavras-chave: Desenvolvimento Social
Gestão
Políticas Públicas
Inovações Tecnológicas
Inclusão Social
Estudo de Caso
Social Development
Management
Public Policies
Technological Innovations
Social Inclusion
Case Study
País: brasil
Sigla da Instituição: EAUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19633
Data do documento: 5-Jul-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Brandão, Wilton Neves.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.