DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Ciências Contábeis >
Artigos Publicados em Periódicos (Contábeis) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19587

Title: DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ENSINO A DISTÂNCIA (EAD) VERSUS PRESENCIAL
Authors: Caetano, Cleyde Cristina Rodrigues
Cardoso, Tatianne Aparecida de Oliveira
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira
Keywords: Ensino Superior;Ciências Contábeis;Ensino presencial;Ensino a Distância
Issue Date: 2015
Abstract: Os últimos anos têm sido marcados por uma evolução no número de matrículas nas instituições de ensino superior, com destaque aos cursos oferecidos na modalidade a distância, os quais atualmente detêm quase 16% de todas as matrículas. Com o objetivo de acompanhar a qualidade da formação ofertada pelas instituições de ensino, o Governo Federal instituiu em 2004 o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avalia o desempenho dos graduandos em função dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Nesse contexto, o trabalho tem por objetivo verificar se existe diferença significativa entre as notas dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis das modalidades de ensino a distância e presencial, resultantes do ENADE de 2009, uma vez que as informações sobre a variável modalidade de ensino relativa ao ano de 2012 não foram disponibilizadas nos microdados pelo INEP. A partir de uma amostra de 75.749 estudantes de contabilidade, sendo 5.360 referentes à modalidade de ensino a distância e 70.389 ao ensino presencial, foram aplicados testes de regressão simples e múltipla e o teste não paramétrico de Mann-Whitney para realizar a comparação das notas entre as duas modalidades. Verificou-se que as notas dos alunos dos cursos a distância apresentam-se estatisticamente inferiores às notas dos alunos dos cursos presenciais. Esses resultados sugerem diferenças na qualidade do ensino e a necessidade de acompanhamento do desempenho dos estudantes da modalidade EaD, haja vista a expansão quantitativa que ela vem alcançando no Brasil.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19587
ISSN: 18093337
Appears in Collections:Artigos Publicados em Periódicos (Contábeis)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DESEMPENHO NO ENADE EM CIÊNCIAS .pdf637.67 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA