Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19419
Tipo: Artigo de Evento
Título: Niemeyer em Berlim: idas e vindas de um edifício habitacional
Título(s) alternativo(s): I ENAPARQ: I Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.
Autor(es): Campos, Márcio Correia
Autor(es): Campos, Márcio Correia
Abstract: Em 1954 a comissão de organização da exposição internacional de arquitetura Interbau Berlin 1957 oficializou o convite a Oscar Niemeyer para a participação do arquiteto brasileiro na exposição através de um projeto de um edifício habitacional, que viria a causar uma verdadeira sensação nas páginas das revistas especializadas de língua alemã nos cinco anos seguintes. Longe de um desenrolar tranqüilo, o processo de realização do edifício projetado por Niemeyer foi marcado por uma série de alterações que não foram aprovadas pelo arquiteto. É assim que as revistas de arquitetura da época, especialmente a alemã Bauwelt, registraram as mudanças nas especificações dos materiais, no programa, no desenho e detalhamento estrutural do edifício. Espaço aberto à opinião de críticos, técnicos e leitores, é esta condição de lugar de debates qualificados que permite que as revistas de arquitetura se configurem como um suporte documental importante para uma eventual intervenção em edificações. No caso específico do edifício projetado por Niemeyer, cujos desenvolvimento de projeto e execução não estiveram sob a supervisão direta do arquiteto, tal registro torna-se ainda mais importante por incluir os nomes dos profissionais alemães a quem coube estas tarefas.Além de ser uma fonte de informações técnicas, as notícias sobre o edifício projetado por Niemeyer para Berlim publicadas nas revistas de arquitetura à época são ao mesmo tempo o lugar da construção e o registro histórico do processo cultural das relações estabelecidas entre arquitetura e política, dos modos de interpretação e da alteridade cultural ali experimentada, algo impossível de ser reconstruído através da simples materialidade construída.
Palavras-chave: oscar niemeyer
berlim
arquitetura
periódico
revista
habitação
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: PROURB
Citação: CAMPOS, Márcio Correia. Niemeyer em Berlim: idas e vindas de um edifício habitacional. In MACHADO, Denise P. et al. (org.). I Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. Anais... Rio de Janeiro: PROURB, 2010. [CD-ROM].
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19419
Data do documento: Dez-2010
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (Faculdade de Arquitetura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
169-676-1-SP.pdf189,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.