Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19379
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise probabilística da retenção na Universidade Federal da Bahia: um estudo de caso no curso de Ciência da Computação
Autor(es): Santos, Marcelo
Autor(es): Santos, Marcelo
Abstract: O crescimento nas universidades brasileiras vem permitindo que vários alunos tenham acesso ao ensino superior, porém grande parte destes excedem o tempo médio para obtenção do grau. Ao ultrapassar este tempo médio, tanto a instituição quanto o aluno acumulam prejuízos financeiros. A fim de minimizar o número de alunos que ultrapassem esse tempo, universidades começaram a desenvolver pesquisas cujo o principal objetivo é analisar a retenção destes alunos. É nesse contexto que este trabalho se insere, especificamente na análise dos fatores de retenção através de redes bayesianas dos alunos do curso de Ciência da Computação da UFBA. A partir de inferências probabilísticas na rede bayesiana definida foi possível identificar probabilidades a respeito do sucesso ou o insucesso do aluno em disciplinas que tenham cursado em um dado semestre (1°, 2°,3°,...) em uma determinada tentativa (1°, 2°,3°,...), dado o seu sucesso ou insucesso em outras disciplinas. Através destas probabilidades, foi possível perceber qual o comportamento dos alunos no fluxo de disciplinas da grade curricular, possibilitando a conclusão de uma análise a respeito dos fatores que estão levando os alunos do curso de Ciência da Computação a não concluírem o seu curso no tempo médio para obtenção do grau.
Palavras-chave: Mineração de Dados
Probabilidades
Redes Bayesianas
Retenção
CNPq: Ciência da Computação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multiinstitucional em Ciência da Computação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19379
Data do documento: 3-Jun-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PGCOMP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DissertaçãoMarceloFinal.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.