Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19300
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Indução de micronúcleos em eritrócitos de girinos de odontophrynus Carvalho Savage & Cei, 1965 expostos a deltametrina
Autor(es): Costa, Natália Layane
Autor(es): Costa, Natália Layane
Abstract: Os girinos por terem seu tegumento bastante permeável e viverem diretamente em contato com a água são os animais mais afetados por pesticidas em ambientes agrícolas. Sendo assim, é importante entender os efeitos que os agroquímicos causam nesses animais, realizando testes de toxicidade. Um teste toxicológico ligado a avaliação morfológica celular utilizado para biomonitoramento ambiental é o teste de micronúcleo. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a mortalidade e alterações eritrocíticas nucleares (micronúcleo e eritrócitos binucleados) em girinos de Odontophrynus carvalhoi expostos a deltamatrina em diferentes concentrações ( 100 μg/l, 200 μg/l e 400 μg/l) no período de 24, 48 e 96 horas. Para a realização do teste de micronúcleo os girinos foram anestesiados com cloridrato de lidocaína e eutanasiados através de punção cardíaca, após a retirada do sangue lâminas em duplicata foram feitas e coradas com May Grunwald-Giemsa. A contagem das células foi realizada em microscópio óptico, com um total de 1.000 células por espécime. Os dados mostraram que a deltametrina tem o potencial de causar letalidade em 100% dos animais após 24 horas de exposição para todas as concentrações avaliadas, e a exposição ao piretróide induziu um pequeno aumento na frequência de micronúcleo, não sendo estatisticamente significativo quando comparado com o grupo controle negativo no período de 24 horas. Portanto, embora os efeitos citotóxicos referentes a alterações nucleares foram sutis, a mortalidade aqui apresentada demonstra a alta letalidade da deltametrina.
Palavras-chave: Girino
Toxicologia Genética
Toxicologia ambiental
Piretróides
CNPq: Mutagênese
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/CAT/IMS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19300
Data do documento: 25-Mai-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Biológicas (IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Natália Layane.pdf85,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.