Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19239
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo da assembléia de amebas testáceas (amoebozoa: rhizopoda) em dois corpos aquáticos no nordeste brasileiro, Bahia
Autor(es): Silva, Simone
Autor(es): Silva, Simone
Abstract: As amebas testáceas (Amoebozoa: Rhizopoda) constituem um grupo artificial, heterogêneo e polifilético de organismos envolvidos por uma carapaça ou teca resistente. Levantamentos taxonômicos destes organismos são escassos no nordeste brasileiro. Este trabalho foi gerado a partir de um estudo da assembléia de amebas testáceas em dois corpos aquáticos localizado na região sudoeste da Bahia, na cidade de Vitória da Conquista. O presente trabalho subdividido em dois capítulos. O primeiro capítulo investiga a composição e ocorrência da assembléia de amebas testáceas, bem como descrição taxonômica de algumas espécies encontradas em dois corpos aquáticos distintos, localizados na cidade de Vitória da Conquista-BA. Foram descritos 25 táxons, distribuídos em seis famílias. Dentre os táxons inventariados, Netzelia oviformis, Difllugia Kempnyi e Arcella vulgaris vr. undulata representam o primeiro registro para o nordeste do Brasil. O segundo capítulo tem como objetivo verificar se existe variação na composição e estrutura da assembléia de amebas testáceas em um curto período de tempo no reservatório da fazenda Beija-flor. Foram registrados 52 táxons infragenéricos pertencentes a 8 famílias de amebas testáceas. A composição e estrutura da assembléia de amebas testáceas no reservatório, juntamente com as variáveis ambientais não apresentaram diferenças significativas, permanecendo estável ao longo das coletas. Os resultados obtidos neste trabalho contribuiu para o registro de 3 novos taxa para o nordeste brasileiro proporcionando um melhor entendimento da dinâmica ecológica envolvendo mudanças na composição e estrutura da assembléia de amebas testáceas em um curto período de tempo.
Palavras-chave: Tecamebas
Plâncton
Bahia
CNPq: Limnologia
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/CAT/IMS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19239
Data do documento: 23-Mai-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Biológicas (IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC simone soares.pdf7,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.