Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19232
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PRODUÇÃO DOS RESÍDUOS QUÍMICOS NOS LABORATÓRIOS DO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (IMS/UFBA) NO PERIODO DE 2011 A 2014.
Autor(es): Lima, Ana
Autor(es): Lima, Ana
Abstract: A crescente geração de resíduos que precisam de uma destinação final sustentável passou a ser uma das grandes preocupações da humanidade. Um dos maiores produtores de resíduos químicos são as indústrias, entretanto a geração deste tipo de rejeito não se restringe as elas, os laboratórios de universidades, escolas e institutos de pesquisa também são geradores de resíduos de elevada diversidade e com reduzido volume. Este trabalho visa inventariar os resíduos químicos (Grupo B) que foram gerados e descartados pelos laboratórios do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (IMS/CAT/UFBA) entre 2011 e 2014. O trabalho foi realizado no (IMS/CAT/UFBA), situado em Vitória da Conquista, e contas de 32 laboratórios destes, 19 produziram resíduos químicos que necessitaram de disposição final adequada no período de 2011 a 2014. Após ser gerado, o resíduo químico o foi identificado quanto ao seu risco de periculosidade, quantificado e protocolado para então ter-se a mensuração do resíduo pelo laboratório gerador. O Instituto destinou para o descarte correto mais de 680 litros de resíduo químico e aproximadamente 28 quilos de medicamentos vencidos. Diante aos riscos de contaminação do homem e do meio ambiente, as substâncias geradas pelos laboratórios foram segregadas por ano, de acordo com a sua periculosidade em tabelas e evidenciadas por gráficos. O ano de 2011 apresentou o maior índice se geração de resíduo e após dois anos da introdução do programa de gerenciamento de resíduos houve uma redução deste índice, visto que o ano de 2013 apresentou ou menores valores de descarte. Faz-se necessário porem, a constante fiscalização dentro dos laboratórios, bem como atualização das técnicas para o desenvolvimento das aulas práticas e das pesquisas. Este trabalho servirá como base para que novas pesquisas de segregação de resíduo e a melhor forma de quantifica-los.
Palavras-chave: Gerenciamento
Meio Ambiente
Sustentabilidade
CNPq: Gerenciamento de Resíduos
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/CAT/IMS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19232
Data do documento: 20-Mai-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Biológicas (IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ana paula.pdf7,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.