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Title: Acepções e Práticas de Educação Alimentar e Nutricional no Âmbito Escolar
Authors: Ramos, Flavia Pascoal
???metadata.dc.contributor.advisor???: Santos, Lígia Amparo da Silva
Keywords: Educação alimentar e nutricional;Alimentação escolar;Nutricionistas;Educação em saúde
Issue Date: 4-May-2016
Abstract: O presente estudo teve como objetivo compreender as acepções que os nutricionistas atuantes no Programa Nacional de Alimentação Escolar atribuem à educação alimentar e nutricional em um município brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e exploratória que utilizou como técnica de produção de dados entrevistassemiestruturadascom os nutricionistas do Programa, associada à observação participante, além de documentos – projetos e materiais educativos disponibilizados pela equipe. O presente trabalho originou dois artigos. O primeiro teve como objetivo discutir o lugar da EAN na dinâmica cotidiana do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Como principais resultados, destaca-se que as ações de EAN estão presentes no PNAE no município estudado, todavia, observa-se a ausência de articulação com o setor pedagógico para planejamento das atividades e sua inserção no currículo escolar, bem como a inexistência de parcerias efetivas para planejar e executar as ações. Nota-se também a predominância do conceito de prevenção de doenças e da abordagem tradicional da educação no planejamento das ações.O segundo artigo objetivou descrever e analisar como são desenvolvidas ações de educação alimentar e nutricional pelos nutricionistas no âmbito do PNAE em um município brasileiro. Os principais resultados deste artigo apontam que as ações são desenvolvidas através de palestras, atividades lúdicas (teatro de fantoches) e conversas. Quanto aos temas, destaca-se alimentação saudável, aproveitamento integral de alimentos e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). De forma geral, se configuram em abordagens baseadas na perspectiva tradicional da educação com tentativas de inovação e em uma concepção ainda restrita da alimentação e nutrição. De modo geral, pode-se concluir que as ações de EAN são frequentemente desenvolvidas no município estudado, embora não haja articulações intersetoriais e interdisciplinar solidificadas, em torno das ações. Soma-se a isso que as estratégias educativas são desenvolvidas tendo como base a perspectiva tradicional da educação. Conclui-se, por fim, que formações em EAN envolvendo toda comunidade escolar podem contribuir para o aprimoramento das ações desenvolvidas no âmbito do PNAE bem como para ampliação da compreensão do tema da alimentação e nutrição.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19067
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