DSpace

RI UFBA >
Escola de Administração >
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) >
Dissertações de Mestrado Acadêmico (NPGA) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18949

Title: Análise de promoção das práticas de alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação: um estudo de caso longitudinal em organização de serviços
Authors: Almeida, Laércio Moura de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Santos, Ernani Marques dos
Keywords: Alinhamento Estratégico;Planejamento Estratégico,;Tecnologia da Informação;Strategic Alignment;Strategic Planning;Information Technology
Issue Date: 25-Apr-2016
Abstract: O papel da Tecnologia da Informação (TI) continua a evoluir, uma vez que fornece às organizações um veículo fundamental para reduzir as despesas de negócios, oportunidades para o aumento de receitas e suporte ao desenvolvimento de novos produtos e serviços. Neste contexto o Alinhamento Estratégico (AE) entre Negócio e TI está entre as cinco principais preocupações de gestão nas organizações no mundo, conforme pesquisa da “Society for Information Management” em 2012. Considerando a importância do Alinhamento Estratégico, tanto na literatura quanto para os executivos das organizações e a lacuna de análise sobre a promoção da evolução da maturidade do AE entre Negócio e TI, este trabalho foi orientado pela pergunta: Como são promovidas as práticas do AE entre Negócio e TI em organização de serviço? Para responder a esta pergunta, foi realizado um estudo de caso longitudinal em uma organização de serviço, com o objetivo de analisar a promoção das práticas do AE. Os resultados demonstram que a metodologia para os planos de Negócio e de TI, o gerenciamento e norteamento dos projetos, o comprometimento dos participantes e as questões relativas aos processos, contribuem para promoção das práticas, elevando o seu grau de maturidade. Também demonstrado que as decisões estratégicas são influenciadas pela maturidade das práticas do AE, bem como, as suas execuções, através do desdobramento em ações, contribuem para evolução do grau de maturidade do AE.
The role of Information Technology (IT) continues to evolve as it provides organizations a fundamental vehicle to reduce business expenses, opportunities to increase revenue and support the development of new products and services. In this context the Strategic Alignment (SA) between Business and IT is among the top five management concerns in organizations in the world, according to a survey of the "Society for Information Management" in 2012. Considering the importance of the Strategic Alignment, both in literature and for executives of organizations and analysis of gap on the promotion of the development of SA maturity between Business and IT, this work was guided by the question: How are promoted SA practices between business and IT service organization? To answer this question, a longitudinal case study in a service organization was conducted in order to examine the promotion of SA practices. The results show that the methodology for the plans of Business and IT, the management and direction of projects, the commitment of participants and issues related to processes, contribute to promoting practices, raising the level of maturity. Also demonstrated that strategic decisions are influenced by the maturity of the SA practices, as well as their performances through the unfolding actions contribute to development of SA maturity level.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18949
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Acadêmico (NPGA)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Almeida, Laércio Moura de..pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA