Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18944
Tipo: Tese
Título: Currículo do curso de Ciências da Educação no contexto das políticas curriculares da Universidade de Cabo Verde: uma compreensão a partir da abordagem multirreferencial
Autor(es): Monteiro, Emanuel Alberto Cardoso
Autor(es): Monteiro, Emanuel Alberto Cardoso
Abstract: Este trabalho de tese teve como foco a estrutura e organização do currículo do curso de Ciências da Educação (percurso ensino), da Universidade de Cabo Verde, tendo em vista as políticas curriculares dessa universidade. O objetivo geral dessa pesquisa foi compreender como se estrutura e organiza o currículo do curso de Ciências da Educação, ante as políticas curriculares da Universidade de Cabo Verde e foi guiada pelo seguinte questionamento: Como se estrutura e organiza o currículo do curso de ciências de educação ante as políticas curriculares da Universidade de Cabo Verde? A investigação apresenta de forma entretecida, a formação e o currículo, a complexidade e a multirreferencialidade, a partir da abordagem qualitativa de base fenomenológica com olhar multirreferencial. Sendo a investigação um estudo de caso do tipo etnográfico, fiz uso da entrevista semiestruturada, a observação participante periférica, grupos focais e análise dos documentos disponibilizados para a recolha das informações, o que me possibilitou uma melhor compreensão do fenômeno estudado. O estudo mostrou que a forma como se estrutura e organiza o currículo da Uni-CV é fortemente influenciada pelos países europeus e pelos organismos internacionais mediante políticas de currículo do ensino superior, que são pautadas na racionalidade técnica e aplicacionista do conhecimento sobre as quais está plasmada a prática da maioria dos professores do curso. Em relação à percepção do currículo pelos atores curriculares, ressaltam a relevância de se pensar, organizar o currículo a partir de uma perspectiva colaborativa e interdisciplinar, tendo em vista a melhoria da prática pedagógica e a construção de saberes fundamentais para a formação dos estudantes. Para tanto, esse processo colaborativo também é relevante acontecer, especialmente na construção do plano curricular e na sua revisão, pautado no princípio democrático participativo, o que, para muitos dos atores curriculares não aconteceu no processo da revisão curricular do curso investigado. A colaboração e a participação entendida também como experiências fecundas da formação, sendo mecanismo que auxilia no desenvolvimento da capacidade crítica, democrática e colaborativa dos professores e dos estudantes. Estes resultados assinalam a necessidade de repensar a estrutura e organizar o currículo do curso de ciências de educação e as políticas curriculares da Uni-CV, tendo em conta uma visão de currículo que reconhece a complexidade do fenômeno formativo, pautado nos princípios democrático e colaborativo e na realidade educativa cabo-verdiana.
Palavras-chave: Organização do currículo
Formação de professor
Política curricular
Multirreferencialidade
Universidade de Cabo Verde - Currículos
Educação - Cabo Verde
CNPq: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18944
Data do documento: 25-Abr-2016
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.