Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18917
Tipo: Dissertação
Título: Prevalência de variações anatômicas dos seios paranasais em pacientes submetidos a cirurgia endoscópica nasal no Hospital Universitário Professor Edgar santos
Autor(es): Luz, Tovar Vicente da
Autor(es): Luz, Tovar Vicente da
Abstract: Introdução: As variações anatômicas da cavidade nasal e seios paranasais são comuns, com prevalência geral estimada em cerca de 65%, o sexo do paciente parece não estar relacionado à maior ou menor incidência de variações anatômicas enquanto que a idade pode constituir fator contribuinte para a formação e consequente detecção de variantes anatômicas. Finalmente, não existe um consenso sobre o papel das variantes anatômicas na fisiopatologia da rinossinusite. Objetivo: Determinar a prevalência de variações anatômicas dos seios paranasais em pacientes submetidos a tratamento cirúrgico endoscópico nasal no Hospital Universitário Professor Edgar Santos entre os anos de 2003 e 2013. Desenho do estudo: Trata-se de um estudo individuado, observacional de corte transversal. Metodologia: O Estudo foi realizado no ambulatório de Rinologia do Serviço de Otorrinolarigologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos . Foram analisados, através de um banco de dados, a prevalência das variações anatômicas dos seios paranasais e suas relações com idade, sexo e rinossinusite crônica sem polipose de pacientes submetidos a cirurgia endoscópica nasal neste hospital. Resultados: Foram analisadas as tomografias de seios paranasais de 240 pacientes que foram submetidos a cirurgia endoscópica nasal, a concha média bolhosa foi a variação anatômica mais prevalente sendo encontrada em 20% dos pacientes, seguida por desvio septal (8,3%) e célula de Onodi (7,1%). Observou-se uma maior prevalência de variações em pacientes com idade maior ou igual a 10 anos, porém não estatisticamente significante, a maioria das variações não apresentou diferenças estatisticamente significantes na sua distribuição em relação ao sexo, a exceção foi o desvio septal que mostrou-se mais prevalente na população feminina p<0,05. Encontramos relação estatisticamente siginificante entre concha média bolhosa, desvio septal e rinossinusite crônica sem polipose p<0,05. Conclusões: A concha média bolhosa foi a variação anatômica mais prevalente, as variações parecem ser mais prevalentes com a idade, foi observada a existência de uma associação entre concha média bolhosa, desvio septal e rinossinusite crônica sem polipose.
Palavras-chave: Variações anatômicas
Seios paranasais
Rinossinusite crônica
CNPq: Ciências da Saúde
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Ciências da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18917
Data do documento: 20-Abr-2016
Aparece nas coleções:Dissertação (PPgCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Med_ Tovar Vicente da Luz.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.